Título: Estudantes da USP e da Unicamp deixarão de participar do Enade
Autor:
Fonte: O Globo, 05/11/2004, O país, p. 12

Demétrio Weber A USP e a Unicamp, duas das mais prestigiadas instituições brasileiras de ensino superior, não participarão do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), teste substituto do Provão que será aplicado domingo em todo o país. Deverão fazer a prova 155 mil alunos do primeiro e último anos de todos os cursos de graduação de 13 áreas, incluindo medicina, odontologia e agronomia.

As duas universidades não gostaram da forma como o Ministério da Educação conduziu a transição do Provão para o Enade. Elas queriam ter sido consultadas sobre o novo teste, que é bem diferente do Provão. A começar pelo fato de que o Enade será aplicado por amostragem e vai avaliar não apenas formandos, mas também alunos do primeiro ano. O objetivo é verificar a aprendizagem durante a faculdade.

¿ A USP precisa discutir o processo, a metodologia da avaliação e ser um agente dessa decisão. Não apenas receber algo de cima para baixo ¿ afirmou a pró-reitora de Graduação da USP, Sonia Penin.

O secretário-executivo do MEC, Fernando Haddad, que é professor da USP, disse considerar natural a decisão da universidade:

¿ A maioria das instituições aderiu. O Enade faz parte de um sistema maior de avaliação, superior ao Provão.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC, a amostra sorteada para fazer o Enade equivale a 62% dos estudantes de primeiro e último anos em condições de participar.