Título: Fortalecido, Renan diz que a vitória foi ´significativa
Autor: Christiane Samarco
Fonte: O Globo, 29/09/2005, Nacional, p. A7

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), avaliou ontem que a crise política foi a responsável pelo placar apertado da vitória de Aldo Rebelo (PC do B-SP) sobre o candidato da oposição, José Thomaz Nonô (PFL-AL), na disputa pela presidência da Câmara. 'O resultado expressa, sem dúvida, a circunstância de crise política sem precedentes que estamos vivendo', resumiu. Ao mesmo tempo, porém, Renan ponderou que 'a vitória foi significativa'. Observou Aldo deixou a coordenação política do governo há apenas três meses, depois de não conseguir dar conseqüência às demandas da relação entre a Câmara e o governo.

'Aldo ganhou pelo equilíbrio, seriedade e serenidade com que sempre se conduziu', argumentou o senador, revelando-se desconfortável diante das críticas do presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (AP), que renunciou à disputa na Câmara acusando-o de tê-lo traído ao apoiar Aldo.

Renan também foi muito criticado por deputados de partidos aliados e de oposição ao governo, inconformados com sua 'intromissão' na sucessão da Câmara. 'Sou presidente do Congresso Nacional, que é a reunião das duas Casas, e, como tal, sempre defendi a tese de que alguém com equilíbrio e bom senso pudesse ser o presidente da Câmara, para recuperarmos a imagem do Legislativo.'

No início da noite, o senador foi procurado por líderes do PMDB e do governo, que queriam cumprimentá-lo pela vitória e se solidarizar diante das críticas. 'As pessoas são assim; costumam procurar culpados para seus fracassos e seus erros', repetiu ao líder do PMDB na Câmara, Wilson Santiago (PB).

'Acho uma injustiça acusar o Renan de traição, porque ele fez ampla consulta sobre a viabilidade da candidatura de Michel e se comportou como quem tem responsabilidade pública de recuperar a credibilidade da instituição', disse o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP).

Wilson Santiago disse que Temer fracassara na tentativa de obter o apoio dos partidos de oposição. Contou que ele próprio levara o nome do presidente do partido a exame dos líderes da base, na quarta-feira da semana passada, mas só ele, Santiago, defendera a candidatura de Temer.

Em meio ao debate, Renan tomou a iniciativa de encerrar a polêmica: 'Vou poupar meu fígado para celebrar a vitória da democracia na Porteira Grill', uma churrascaria de Brasília, onde ele foi comemorar o resultado com Aldo e seus eleitores.