Título: BANCADA DO PFL É LIBERADA PELO PREFEITO
Autor: Luiz Ernesto Magalhães/Paulo Marqueiro:
Fonte: O Globo, 05/10/2005, Rio, p. 14

A falta de consenso sobre as favelas em seu próprio partido levou o prefeito Cesar Maia a liberar a bancada de 13 vereadores do PFL para votar como desejar projetos que tratem de remoções. A decisão foi tomada ontem, durante uma reunião no Palácio da Cidade. A bancada justificou a decisão em nota oficial com 17 itens em que traça um histórico da ocupação das favelas e as estratégias para tratar do assunto. O texto cita ações diferentes ao longo de décadas - da demolição de cortiços no Centro no início do século passado ao fim das políticas de remoção, há 30 anos.

A única ausência foi de Nadinho de Rio das Pedras. Antes de ser vereador, ele presidiu a associação de moradores da Favela Rio das Pedras, em Jacarepaguá. À tarde, já na Câmara, Nadinho fez um discursos contra qualquer remoção:

- Se algum projeto for a plenário, vou distribuir nas comunidades listas com os nomes de vereadores que votarem a favor - disse.

Para Ivan Moreira, qualquer lei que preveja remoções pode se revelar inócua sem a criação de programas de habitação popular.