Título: Comissão da Câmara vai requerer perícia em fitas
Autor: Rodrigo Rangel
Fonte: O Globo, 05/11/2004, Rio, p. 22

Uma perícia encomendada pela Câmara poderá determinar o futuro político do deputado André Luiz (PMDB-RJ), acusado de achacar o empresário do setor lotérico Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, para livrá-lo do relatório final da CPI da Loterj, instalada na Assembléia Legislativa do Rio. Reunidos ontem em Brasília, os cinco deputados da comissão de sindicância aberta para apurar o caso decidiram pedir ao perito Ricardo Molina, da Unicamp, que analise as gravações divulgadas há duas semanas pela revista ¿Veja¿. Entre os integrantes da comissão de sindicância há entendimento de que, sendo de Andre Luiz a voz na gravação, a tentativa de extorsão configura em quebra de decoro parlamentar, o que pode levar à cassação do mandato.

A reunião de ontem foi a segunda desde a abertura da sindicância. Com a transcrição em mãos, os deputados ouviram 50 minutos de gravação da conversa entre o sócio de Cachoeira, Alexandre Chaves, e o deputado. A comissão marcou um novo encontro para quarta-feira, às 11h, quando pretende ouvir o deputado Bispo Rodrigues (PL-RJ). Ele não corre risco de perder o mandato, pelo menos por enquanto. Caso fique comprovado que ele sabia do suposto esquema de propina, o relatório da sindicância poderá apenas indicar seu envolvimento.

Deputado ganha mais tempo para apresentar defesa

André Luiz tinha até hoje para encaminhar sua defesa prévia à comissão, mas pediu mais tempo. Como argumento, usou o acidente que sofreu na semana passada. O prazo foi ampliado até quinta-feira da próxima semana.

A perícia servirá apenas para confirmar outras análises feitas pelo próprio Molina no mesmo material. O perito já analisou as gravações a pedido de órgãos da imprensa. A comissão tem prazo de 20 sessões (praticamente 30 dias) para concluir a apuração do caso.

Assim que estiver pronto, o relatório será submetido a votação na própria comissão e, depois, encaminhado à Mesa Diretora da Câmara, que decidirá se leva o caso direto ao plenário ou se o submete à Comissão de Ética da Casa.

A comissão está reunindo informações sobre o passado recente de André Luiz como parlamentar, inclusive como deputado estadual no Rio. Documentos reunidos pelos deputados mostram, por exemplo, que a maioria das CPIs das quais André Luiz participou na Alerj foram encerradas antes do tempo, sem conclusão.