Título: VIRGÍLIO DIZ QUE SENADO PODE ABRIR NOVA CPI
Autor: Cristiane Jungblut/Luiza Damé
Fonte: O Globo, 08/10/2005, O País, p. 4

Tucano afirma, porém, que esta não é a intenção da oposição

O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) afirmou ontem no Rio que, no Senado, a oposição poderá abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito caso seja detectado um acordo para que as três CPIs em vigor - a do Mensalão, a dos Correios e a dos Bingos - não levem a punições e cassações. Ele disse que não é esta a intenção da oposição, mas deixou a advertência no ar:

- Se nós sentirmos qualquer pizza no ar, qualquer cheiro mais forte, faremos no Senado uma CPI, a seguir, continuando de onde tiver parado aquela que tiver dado em pizza, porque no Senado temos ampla maioria - disse ele, que esteve visitou ontem a direção da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Ano eleitoral "engolfado numa investigação dura"

O senador observou que uma nova CPI traria, para o governo, dificuldades na campanha eleitoral do ano que vem:

- Nós temos 47 senadores de oposição. O governo não coloca mais 30 votos no plenário sem ajuda da gente. Estou fazendo só uma advertência. Não é nossa intenção, não é minha intenção. Não adianta fazer a pizza aqui, porque a gente começa outra (CPI) lá. Eles, que têm tanto medo de ver o ano eleitoral engolfado numa investigação dura, teriam esse dissabor.