Título: BNDES TENTA ACORDO DA VARIG NOS EUA
Autor: Érica Ribeiro
Fonte: O Globo, 21/10/2005, Economia, p. 27

Técnicos do banco vão à Justiça americana para negociar dívida de leasing

Uma comitiva formada por técnicos do BNDES e representantes da Varig tem audiência marcada na próxima segunda-feira com o juiz Robert Drain, da Corte de Falências de Nova York, quando será apresentado um plano para pagar a dívida em atraso da Varig com empresas de leasing. O prazo para pagamento do débito de aproximadamente R$330 milhões termina em 11 de novembro. Detalhes do plano não foram revelados.

- O juiz americano pediu que ontem fosse comunicado a ele o andamento da situação. O prazo não expirou ontem. A data-limite é 11 de novembro. O próprio juiz Robert Drain designou audiência na segunda-feira para verificar se há alguma proposta consistente a ser apresentada à Corte. O BNDES vai estar presente - afirmou ontem o advogado Sergio Bermudes, que representa a Varig no plano de recuperação judicial.

Segundo Bermudes, além dos técnicos do BNDES, também estarão presentes advogados de seu escritório e do escritório de advocacia que representa a Varig nos EUA, Pillsbury Winthrop.

O dia de ontem foi de reuniões na sede do BNDES, no Rio. O assessor da presidência do banco Sérgio Varella e profissionais da área técnica receberam representantes dos trabalhadores, como os membros do Trabalhadores do Grupo Varig (que reúne as associações de funcionários da companhia), de credores e empresas de leasing. Segundo fontes, o empresário German Efromovich, dono da companhia aérea OceanAir, teria entrado em contato com Varella. Efromovich foi um dos que apresentou proposta pela Varig antes do plano de recuperação judicial.

Varig terá este ano vôos compartilhados para a China

Enquanto tenta resolver nova etapa da recuperação judicial junto às empresas de leasing, a Varig informou ontem que vai reestruturar as operações para a Ásia com o início, este ano, dos vôos em code-share (compartilhamento de aviões) para a China com a Air China.

Já a partir de 14 de janeiro de 2006, haverá mais opções de vôos para o Japão, via EUA e Europa, também por meio de code-share com as companhias aéreas All Nipon Airways, United Airlines, Singapore Airlines e Lufthansa, com as quais tem parceria na Star Alliance. Segundo o vice-presidente Comercial da Varig, Marcelo Bottini, a ligação para a China ampliará as relações comerciais entre os dois países.

www.oglobo.com.br/boaviagemonline