Título: LULA ADMITE IMPASSE SOBRE RETOMADA DA ALCA
Autor: Flávio Henrique Lino
Fonte: O Globo, 06/11/2005, O Mundo, p. 39

Presidente prefere adiar decisão sobre livre comércio no continente para depois de reunião da OMC

MAR DEL PLATA, Argentina. Após um intenso debate entre os 34 países que participaram da IV Cúpula das Américas, encerrada ontem em Mar del Plata, na Argentina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que não foi possível chegar a um acordo sobre a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Um dia após o presidente do México, Vicente Fox, ameaçar promover uma Alca sem o Mercosul, Lula foi enfático da defesa da posição do bloco.

¿ Não é oportuno discutir a Alca num momento em que estamos tão perto da reunião da OMC (Organização Mundial de Comércio). Agora temos a chance de quebrar os subsídios (agrícolas) e fazer com que os países se envolvam de forma forte e encontrar uma forma de ajudar os países mais pobres. Colocar a Alca nesse meio tempo vai atrapalhar a OMC, que é um fórum mais adequado.

Lula minimizou o fracasso das negociações em Mar del Plata.

¿ Tirar a Alca do documento não seria um fracasso. Quando fui convidado para a reunião, havia três temas para discutirmos: emprego, emprego, emprego. Não acho que não podemos discutir livre comércio, mas temos que tomar cuidado para não darmos um passo maior que o outro ¿ assegurou Lula.

Fox se retrata e retira ameaça ao Mercosul

O presidente brasileiro ressaltou a importância da integração latino-americana:

¿ Não existe saída individual para nenhum país.

Durante as reuniões de trabalho, Lula e seu governo foram elogiados pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. O colega americano ressaltou os programas sociais do Brasil e disse que o presidente é um duro negociador devido a seu histórico como líder sindical. Lula antecipou sua partida de Mar del Plata. O programa oficial previa que o presidente retornasse ontem à Brasília às 13h30m (hora local), mas Lula partiu uma hora antes.

Mais cauteloso, o presidente Fox decidiu ontem tentar reconquistar o Mercosul e declarou seu amor aos quatro países (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) que integram o bloco.

¿ Tenho dois amores, a Alca e o Mercosul e vou insistir com o Mercosul para que dêem o sim porque quero fazer amor com o Mercosul ¿ disse Fox, que anunciou ter solicitado a Lula a incorporação do México como membro ¿que participe o mais plenamente possível¿ do Mercosul até junho de 2006.

Até mesmo o presidente venezuelano, Hugo Chávez, decidiu moderar o discurso no último dia de reuniões.

¿ Tivemos uma discussão muito interessante, alguns países defenderam o livre comércio e nós propusemos alternativas, como contraponto do espelhismo que representa a Alca.

O presidente venezuelano referiu-se à Alca como ¿um canto de sereias¿, e mostrou-se disposto a conviver pacificamente com os EUA.

¿ Queremos dar início a uma nota etapa de convivência, de convivência verdadeira entre os povos da América Latina e o povo dos Estados Unidos. Viemos com esse ânimo.