Título: Líderes fazem duelo de manobras na madrugada
Autor: Maria Lima/Isabel Braga
Fonte: O Globo, 12/11/2005, O País, p. 9

Alberto Goldman, líder do PSDB, vence briga ao entregar no último minuto nomes que estavam na lista de reserva

BRASÍLIA. No vai-e-vem de confirmação e retirada de assinaturas do requerimento de prorrogação da CPI dos Correios, líderes governistas e de oposição passaram a madrugada com um olho no regimento e outro atento às manobras políticas do adversário. Foi um descuido na assinatura do deputado Francisco Dornelles (PP-RJ) e a esperteza política do líder do PSDB, Alberto Goldman (SP), que garantiram, por fim, a vitória à oposição.

Nas primeiras horas de quinta-feira, pouco depois da meia-noite, o requerimento estava com 170 assinaturas - uma a menos do que o mínimo exigido para a prorrogação dos trabalhos da CPI. A oposição pediu a recontagem das assinaturas logo cedo e a Mesa do Senado divulgou, então, um relatório oficial com o seguinte balanço: 171 assinaturas confirmadas pela prorrogação, quatro que não conferiam, 30 repetidas, uma ilegível e 66 retiradas.

Assinatura de Dornelles foi rejeitada pelas duas casas

A assinatura que fez a diferença a favor da oposição foi a de Dornelles. Ele assinara o documento governista pedindo a retirada de seu nome do requerimento da oposição. A assinatura de Dornelles no documento governista, no entanto, não conferiu com a que constava nos registros da Câmara e foi rejeitada pelas Mesas das duas casas. Dornelles enviou ontem um ofício atestando a autenticidade de sua assinatura no documento governista. Mas o ofício não foi considerado porque o prazo havia terminado.

Os nomes dos deputados Carlos William (PMDB-MG) e Wladimir Costa (PMDB-PA) também causaram muita confusão: estavam na lista da oposição como nomes de reserva, guardados para só serem incluídos na última hora, depois que o governo finalizasse sua operação de retirada de assinaturas. Mas os dois deputados resolveram retirar o apoio ao requerimento da oposição. Às 23h37m de quinta-feira o secretário geral da Mesa do Senado, Raimundo Carreiro, recebeu o pacote do governo, com retirada de assinaturas, incluindo os nomes de William e Wladimir.

Confusão no último minuto com peemedebistas

O problema é que, às 23h59m, no último minuto do prazo para protocolar o requerimento a favor da prorrogação, Goldman entregou uma lista com os nomes dos dois deputados. Embora William e Wladimir tenham argumentado que estava valendo o documento com a retirada das suas assinaturas, apresentado pelos governistas, valeu o documento que entrou por último, no caso o da oposição.

O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) não aceitou a decisão da Mesa de desconsiderar os três pedidos de retirada do requerimento a favor da prorrogação:

- É importante respeitar a opinião dos parlamentares.

Mas à tarde o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), confirmou o relatório divulgado pela Mesa.

www.oglobo.com.br/pais