Título: Máfia do Lixo pode acabar na cadeia
Autor: Carlos Severino
Fonte: O Globo, 16/11/2005, O País, p. 4

Ministério Público vai pedir prisão de ex-assessores e auxiliares de Palocci

RIBEIRÃO PRETO. A Polícia Civil e o Ministério Público Estadual vão pedir a prisão de envolvidos no superfaturamento do serviço de coleta de lixo de Ribeirão Preto na segunda gestão do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, como prefeito, de 2001 a 2002. Entre os que poderão ter a prisão pedida estão assessores e ex-assessores de Palocci, cujos nomes não foram revelados.

O inquérito que apura as fraudes deve estar concluído até o fim do mês. Falta apenas ouvir a superintendente do Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp), Isabel Bordini, responsável pelos pagamentos superfaturados. O depoimento deve acontecer na semana que vem.

Segundo o delegado Benedito Antonio Valencise, que preside o inquérito, a Leão & Leão, que faz a coleta do lixo na cidade, era beneficiada com o superfaturamento e repassava parte do dinheiro para o PT.

¿ O pagamento era até três vezes acima do que era devido ¿ disse Valencise.

Isabel, mulher de Donizeti Rosa, ex-secretário de Governo de Palocci e hoje superintendente do Serpro, teria participado do esquema para favorecer o caixa dois do PT.

O Ministério Público e a polícia já reuniram documentos confirmando que o superfaturamento nos serviços de varrição e coleta de lixo serviu também para o pagamento de despesas de campanhas eleitorais do PT. Além disso, a chamada ¿Máfia do Lixo¿, teria pagado mensalmente R$50 mil para o caixa dois do partido.

Segundo os documentos, a Leão & Leão pagou a impressão de material da campanha a prefeito de Palocci em 2000. Os documentos mostram ainda que em 2002 o esquema teria se repetido favorecendo os candidatos petistas a governador (José Genoino), a senador (Aloizio Mercadante) e a presidente (Luiz Inácio Lula da Silva).

No segundo turno da sucessão presidencial a Leão & Leão teria bancado também material de campanha para Lula, quando Palocci era coordenador do programa de governo do PT.

(*) Especial para O GLOBO