Título: Lando ainda tenta salvar CPI do Mensalão
Autor: Lydia Medeiros e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 16/11/2005, O País, p. 8

Relator da comissão, deputado Abi-Ackel vai dizer que não encontrou provas de que pagamento era mensal

BRASÍLIA. Depois de 120 dias de atividade, a CPI do Mensalão se reúne hoje pela última vez, sem perspectivas de apresentar resultados concretos. O presidente da comissão, senador Amir Lando (PMDB-RO), fará um apelo pela prorrogação dos trabalhos por pelo menos 30 dias, mas nem isso garante que a CPI vá cumprir seus objetivos. Já as concorrentes, as CPIs dos Bingos e dos Correios, aceleraram o ritmo e começam a entrar no quintal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Hoje, o presidente do Sebrae e ex-dirigente petista Paulo Okamoto vai depor na CPI dos Bingos. Ele terá de explicar um suposto empréstimo do PT a Lula, no valor de R$29,4 mil. A CPI dos Correios ouve quatro depoimentos, entre eles o da ex-presidente da Brasil Telecom Carla Cicco, que ocupou o posto indicada pelo banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity.

Criada para apurar suposto pagamento de propinas mensais a deputados e as denúncias de compra de votos para a aprovação da emenda constitucional que instituiu a reeleição, em 1997, a CPI do Mensalão não cumpriu os objetivos e perdeu-se em disputas partidárias. Além de não contar com apoio de 171 deputados para prorrogar a comissão ¿ só 15 assinaram o requerimento do senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) ¿ a CPI não tem a garantia de quórum para discutir o assunto.

¿ Pode não interessar mais nem aos da base nem aos da oposição prosseguir na investigação ¿ avalia Lando.

Segundo o senador, com mais 30 ou 60 dias de esforço concentrado seria possível esclarecer o destino de todos os recursos transferidos já identificados. Há uma discrepância não explicada de R$12 milhões entre os valores que o empresário Marcos Valério de Souza declara ter entregue a parlamentares e o dinheiro recebido pelos partidos. Outra informação que a CPI gostaria de descobrir, diz Lando, são os nomes de beneficiários secundários do dinheiro.

A CPI também conseguiu ouvir o banqueiro Daniel Dantas, em conjunto com a CPI dos Correios, e os dirigentes dos fundos de pensão, em sessão secreta. Chamou ainda os donos das corretoras Bônus-Banval e Guaranhuns, usadas no esquema.

Relatório não apresentará provas do mensalão

O relatório que será apresentado à CPI pelo deputado Ibraim Abi-Ackel (PP-MG) não tem provas convincentes de que tenha acontecido o pagamento da propina a parlamentares. Em entrevista à TV Globo, Ackel disse que não havia o pagamento mensal sistemático, mas chegou a conclusão de que houve entrega de recursos financeiros de uma só vez, em parcela única a alguns deputados e em várias parcelas a outros deputados:

¿ Não encontramos provas convincentes de que tenha havido um pagamento mensal, sistemático. Mensalidade prevê um pagamento de 30 em 30 dias, com data certa. A isso nós não chegamos, mas chegamos à conclusão que houve a entrega de recursos financeiros de um,a só vez, parcela única a alguns deputados e em variadas parcelas a outros.