Título: CIA DIZ QUE FIDEL SOFRE DE MAL DE PARKINSON
Autor:
Fonte: O Globo, 17/11/2005, O Mundo, p. 35

Para agência, doença avança e pode afetar capacidade de governar

WASHINGTON. A CIA (agência de inteligência americana) chegou à conclusão de que o presidente de Cuba, Fidel Castro, sofre de mal de Parkinson e pode ter dificuldades em continuar governando se sua saúde piorar, informou uma fonte da agência ontem. A avaliação foi feita nos últimos meses e sugere que a doença teria progredido a um ponto que levanta questões dentro dos Estados Unidos sobre os rumos de Cuba nos próximos anos.

- A avaliação é que ele tem a doença e que ela avançou. Parece haver mais sinais aparentes - disse a fonte.

O governo americano e o Congresso já foram informados sobre a possível doença do presidente cubano, que tem 79 anos e está no poder desde a revolução de 1959. Diplomatas americanos, no entanto, não deram muita importância ao relatório, dizendo que não se basearão nessas informações para tomarem decisões sobre Cuba.

- Nós o vemos perdendo o controle do país? Não - disse um funcionário do Departamento de Estado. - Não estamos adaptando nossos planos para quando Fidel se for, com base nessa avaliação.

A CIA baseou seu estudo numa variedade de indícios, incluindo imagens de Fidel em eventos e a opinião de médicos. Há tempos circulam rumores sobre a saúde de Fidel, incluindo suspeita de Parkinson. Muitas dessas informações vieram da comunidade cubana de Miami, anticomunista. Raul Castro, irmão de Fidel e chefe das Forças Armadas, foi apontado como seu sucessor, e o líder cubano diz esperar que o sistema político do país sobreviva a ele.