Título: BC opera para evitar convocação de diretores
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 10/12/2005, O País, p. 12

Disposição da CPI dos Correios de investigar se houve negligência na inspeção no Rural leva diretor a propor reunião a relator

BRASÍLIA. A disposição da CPI dos Correios de requisitar cópias dos relatórios de inspeção realizados no Banco Rural levou ontem o diretor de Liquidações e Desestatização do Banco Central, Antônio Gustavo do Vale, a procurar o relator da comissão, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), e propor uma reunião na próxima semana.

Vale ligou primeiro para o sub-relator de movimentações financeiras, deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), e antecipou que o Banco Central está pronto para colaborar no que puder na investigação da CPI. Uma operação política está em curso para evitar a convocação de diretores do BC.

¿ Ele (Vale) se colocou à disposição da CPI, assim como a equipe técnica que participou da operação de fiscalização realizada no Banco Rural entre setembro de 2004 e agosto deste ano ¿ confirmou Fruet.

Delcídio ligou para Meirelles para informá-lo de suspeitas

Preocupado com a repercussão negativa da notícia de que a CPI iria investigar se houve ou não negligência do BC na fiscalização do Rural, o presidente da CPI, senador Delcídio Amaral (PT-MS), entrou em campo. Ele telefonou para o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para afirmar que não há necessidade ainda de convocar diretores do banco e informá-lo das suspeitas levantadas pelo ex-superintendente do Banco Rural Carlos Roberto Godinho.

Em depoimento à CPI anteontem, Godinho afirmou que os empréstimos contraídos pela SMP&B e pela Graffiti junto ao Rural teriam sido feitos para não serem pagos. Ainda de acordo com Godinho, o BC poderia ter detectado na fiscalização realizada no Rural as movimentações financeiras atípicas realizadas pelas empresas de Marcos Valério de Souza.

BC não pode negar documentos se CPI exigir

Assim como já afirmara Serraglio na véspera, Delcídio descarta a necessidade de convocação de qualquer diretor do BC:

¿ Não vejo necessidade para qualquer convocação neste momento. Ainda mais diante da disposição do presidente do Banco Central em discutir com o Congresso Nacional uma proposta de aprimoramento da fiscalização do sistema financeiro ¿ disse Delcídio.

O BC não terá, no entanto, como negar à CPI os relatórios sobre a inspeção feita no Banco Rural, caso a comissão aprove um requerimento solicitando formalmente os dados. O deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ) já havia apresentado esse requerimento há quatro meses e Fruet, no seu relatório parcial sobre movimentação financeira, já sugeria que o BC prestasse esclarecimentos sobre essa operação realizada junto ao Rural. Para Fruet, o depoimento de Godinho ratifica a linha de investigação da CPI.

¿ Godinho confirma o que apuramos até agora, que os empréstimos contraídos pelas empresas de Marcos Valério são atípicos, ou seja, foram de fachada ¿ observou Fruet.