Título: CHÁVEZ E TOLEDO SE ENVOLVEM EM BATE-BOCA
Autor:
Fonte: O Globo, 12/01/2006, O Mundo, p. 28

Líder venezuelano critica colega peruano, que rebate dizendo que vizinho não é 'o presidente da América Latina'

CARACAS e LIMA. Em mais um de seus entreveros verbais com líderes de outros países, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, meteu-se numa polêmica com seu colega peruano Alejandro Toledo. Chávez criticou o governo Toledo por chamar de volta seu embaixador em Caracas após o venezuelano expressar seu apoio ao candidato nacionalista Ollanta Humala, opositor de Toledo. Este rebateu dizendo que o vizinho "não é o presidente da América Latina".

A discussão entre os dois começou anteontem, quando Chávez criticou mais uma vez Toledo por retirar o embaixador peruano em Caracas. O diplomata recebera Humala, que disputará a Presidência do Peru e conta com o apoio de Chávez. O presidente venezuelano também tachou de "candidata das oligarquias" a direitista Lourdes Flores.

- Não permitirei que Chávez se meta nos assuntos internos do Peru. Exigimos respeito - esbravejou Toledo numa rádio. - Chávez pode ter todos os petrodólares que queira, mas isso não lhe permite desestabilizar a região.

O bate-boca acabou envolvendo outros membros dos dois governos. Aludindo aos 8% de popularidade do presidente peruano, o vice venezuelano, José Vicente Rangel, foi mordaz: "As opiniões políticas dele são sem dúvida ensombrecidas pelo imenso fracasso que caracteriza seu governo", disparou.

Rangel disse que Toledo "faz um pré-julgamento perigoso quando afirma que o presidente Chávez está cometendo erros que tendem a desestabilizar a América Latina".

Por sua vez, o primeiro-ministro peruano, Pedro Pablo Kuczynski, defendeu seu chefe alegando que as acusações a Toledo não fazem sentido e procurou minimizar sua importância:

- Não sou partidário de fazer um grande alvoroço por uma coisa assim.

Na Bolívia, o vice-presidente eleito, Alvaro García Linera, recebeu com cautela as acusações de Chávez de que os Estados Unidos já estão preparando um golpe para impedir a posse do líder cocaleiro Evo Morales, eleito presidente mês passado.

- Sempre é importante avaliar todas as fontes - advertiu García Linera.

Recentemente, Chávez se envolveu num bate-boca pela imprensa com o presidente do México, Vicente Fox.

Legenda da foto: CHÁVEZ (À ESQUERDA) e Toledo se abraçam na cúpula andina em Lima