Título: CALOR JÁ BATE O RECORDE DO VERÃO PASSADO
Autor: Jacqueline Costa
Fonte: O Globo, 26/01/2006, Rio, p. 16

Termômetros oficiais registram 40,3 graus à sombra em Realengo, superando a marca de 40 graus de 2005

O dia de ontem foi não só o mais quente deste ano como, sem chegar nem na metade da estação, de todo o verão passado. Os termômetros do Inmet marcaram 40,3 graus à sombra, na Praça Mauá, batendo os 40 registrados em 15 de março de 2005. Segundo o Inmet e o Climatempo, a previsão é que o tempo comece a mudar hoje à tarde e fique chuvoso até domingo.

Segundo o meteorologista Almerino Marinho, do Inmet, a média máxima deste mês tem ficado em 34 graus, dois acima da registrada em todo o mês de janeiro de 2005. Basta andar pela rua para ver que até os motoristas, na hora de parar no sinal, procuram uma sombrinha.

¿ A sensação é de 50 graus! ¿ disse a publicitária Patrícia Montalvão, que, sem ar-condicionado no carro, procurava uma sombra na esquina da Praia do Flamengo com a Rua Barão do Flamengo.

Mas há quem não tenha para onde fugir. Enquanto varre, sob o sol quente, o trecho que vai da Avenida Rio Branco até a Praça Tiradentes, o gari Eduardo Reis Silva escuta muita gente reclamando do calor. Ele conta com o apoio de lojistas para reabastecer a garrafinha de água que leva o tempo inteiro.

O vendedor de óculos Nilton Santos Oliveira é outro que trabalha de sol a sol. E reza para o tempo continue como está.

¿ Vendo muito mais quando o tempo está assim. Tomara que demore muito para chover de novo ¿ diz ele, que chega a vender 40 óculos por dia.

2005, ANO DE EXTREMOS E CALOR SEM PRECEDENTE na página 30