Título: Presidente eleito virá ao Brasil em maio
Autor: Monica Yanakiew
Fonte: O Globo, 11/01/2005, O Mundo, p. 25

O recém-eleito presidente da ANP, Mahmoud Abbas, visita o Brasil nos dias 11 e 12 de maio para participar da conferência de chefes de Estado da América Latina e de 23 países árabes. Mas seu primeiro compromisso será um encontro com o premier de Israel, Ariel Sharon, para iniciar as negociações para a paz.

¿ Abbas deve encontrar-se com Sharon na próxima semana. Ou, no máximo, em duas semanas ¿ disse ao GLOBO o ministro do Exterior palestino, Nabil Sha¿ath.

Segundo Sha¿ath, a primeira medida de Abbas será negociar com todas as forças políticas palestinas para assegurar o apoio à sua decisão de fazer um cessar-fogo com Israel. Para isso, ele terá de unificar as forças de segurança e desarmar a população ¿ especialmente os grupos islâmicos radicais.

Apesar de ter reiterado a promessa de buscar uma solução para o conflito com Israel, Abbas não aceitará qualquer acordo, disse Sha¿ath. Ele quer que Israel levante as barreiras nos territórios ocupados e garanta que não serão construídos novos assentamentos. A proposta também deverá libertar alguns dos milhares de prisioneiros políticos palestinos.

A proposta palestina está baseada no Mapa da Paz.

¿ Israel não queria realmente voltar à mesa de negociação. Propôs a retirada unilateral de Gaza para continuar construindo assentamentos na Cisjordânia. Achamos que a solução é retomar o Mapa da Paz.

Sobre o convite de Bush a Abbas, para um encontro em Washington, Sha¿ath disse que não tinha data marcada.

¿ Se Bush quisesse encarar a questão de forma séria teria convidado Abbas para o encontro que terá com Sharon, assim poderiam falar juntos.

Quando falou sobre as chances de que uma nova negociação com Israel dê resultado e não fracasse como as anteriores, Sha¿ath sorriu:

¿ Tudo depende de Deus e da pressão dos americanos. Ou melhor, da pressão dos americanos e de Deus.