Título: Abbas: `Estou pronto para a paz¿
Autor: Monica Yanakiew
Fonte: O Globo, 11/01/2005, O Mundo, p. 25

Um dia depois de ter sido eleito presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas reafirmou ontem sua intenção de iniciar o quanto antes negociações para pôr fim a mais de meio século de conflitos com Israel.

¿ Estendemos as mãos para nossos vizinhos. Estamos prontos para a paz, uma paz baseada na justiça. Esperamos que a resposta deles seja positiva ¿ disse Abbas, que deixou claro que as negociações devem ter como base o Mapa da Paz, proposta feita por ONU, União Européia, Estados Unidos e Rússia e aceito por ANP e Israel.

Ontem, o presidente eleito já teve uma demonstração de que a atitude da comunidade internacional parece ter passado e ser bem mais favorável à ANP depois do sucesso das eleições, monitoradas por centenas de observadores que detectaram apenas pequenos problemas: o presidente dos EUA, George W. Bush, convidou-o a visitar a Casa Branca e indicou que espera que Israel trabalhe com ele.

¿ Espero recebê-lo aqui em Washington, se ele quiser vir. É essencial que Israel mantenha a visão de dois Estados vivendo lado a lado em paz. E que, como os palestinos estão começando a desenvolver instituições de um Estado, o governo de Israel apóie o desenvolvimento de tais instituições ¿ disse Bush.

O presidente americano sempre manteve distância do antecessor de Abbas, Yasser Arafat, a quem nunca fez tal convite. Mas ele também pediu a Abbas que cumpra a sua parte, ¿combatendo aqueles poucos que ainda mantêm o desejo de destruir Israel¿, numa referência aos grupos radicais religiosos.

Abbas recebeu congratulações de todo o mundo árabe por sua vitória, assim como de países europeus e da União Européia.

Sharon forma governo de coalizão

No front interno, Abbas também conseguiu uma pequena vitória. O grupo radical islâmico Hamas, responsável pela maior parte dos ataques a civis em Israel, anunciou sua decisão de negociar com o presidente eleito. Até antes das eleições, o grupo mantinha sua posição de continuar atacando os assentamentos nos territórios palestinos ocupados.

¿ Apesar de nosso boicote às eleições, e apesar de as eleições não representarem todos os palestinos, respeitamos o pleito e negociaremos com qualquer presidente eleito ¿ disse Sami Zuhri, porta-voz do Hamas.

Perguntado por jornalistas brasileiros como se sentia, Abbas mostrou cautela.

¿ Estou esperançoso.

A Comissão Eleitoral confirmou a vitória de Abbas com 62,3% dos votos. No entanto, não divulgou dados sobre o comparecimento às urnas, oficialmente por ainda estar averiguando denúncias em algumas seções eleitorais. Acredita-se que cerca de 66% dos eleitores tenham votado. O concorrente mais próximo de Abbas, Mustafa Barghouti, teve 19,8% dos votos.

O dia foi de vitória de moderados também em Israel. O Parlamento israelense aprovou ontem um novo governo de coalizão entre o conservador Likud, do primeiro-ministro Ariel Sharon, e o Partido Trabalhista, de centro-esquerda, ao lado de um partido religioso ultra-ortodoxo. A nova coalizão está sendo chamada de ¿governo da retirada¿, numa referência ao programado desmantelamento dos assentamentos judeus na Faixa de Gaza.

Para conseguir a vitória apertada (por 58 a 56, entre os 120 parlamentares), Sharon precisou de apoio do partido de esquerda Meretz, pois 13 integrantes do Likud votaram contra a coalizão.