Título: Missão no Haiti divide manifestação
Autor: Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 01/02/2005, Economia, p. 23

Uma passeata contra a Área de Livre de Comércio das Américas (Alca) encerrou oficialmente, ontem pela manhã, a quinta edição do Fórum Social Mundial. Segundo a Brigada Militar de Porto Alegre, cerca de 12 mil pessoas participaram da manifestação, que foi marcada ¿ assim como a passeata de abertura do Fórum ¿ a rivalidade entre militantes pró e contra Lula.

A passeata começou às 11h30m, no Anfiteatro Pôr-do-sol, e terminou duas horas e meia e cinco quilômetros depois, no Largo Glênio Perez.

A rivalidade se deu entre militantes da CUT, do PCdoB e da UNE, aliados do governo federal, e do PSTU e do P-SOL. Enquanto os primeiros defendiam a política externa de Lula, classificada de afirmativa e que teria ¿barrado a Alca¿, os radicais a criticavam.

¿ Fora já, fora daqui, Bush do Iraque e Lula do Haiti ¿ gritavam militantes do PSTU e do P-SOL.

¿ A nossa luta é de união, quem divide é amigo do patrão ¿ contra-atacavam os manifestantes da CUT, do PC do B e da UNE.

Na saída da passeata os militantes quase brigaram, porque simpatizantes do P-SOL não queriam deixar um caminhão da UNE e da CUT passar.

Participantes dos dois lados gritavam palavras de ordem contra o governo americano e de apoio ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, vedete da quinta edição do Fórum. No final do percurso, no Largo Glênio Perez, manifestantes queimaram mais um boneco do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

Também participaram da manifestação integrantes do MST, entre eles o coordenador João Pedro Stédile, e de ONGs do mundo todo.