Título: EM DISPUTA ACIRRADA, CÂMARA ELEGE HOJE SEU PRESIDENTE
Autor:
Fonte: O Globo, 14/02/2005, O País, p. 5

O governo assiste hoje à acirrada disputa para a presidência da Câmara sem a segurança da eleição de seu candidato, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP). Ontem, num domingo atípico em Brasília, ministros e líderes partidários se revezaram em telefonemas e reuniões na busca de votos. As negociações incluíram cargos na Mesa, cedidos pelo PT aos pequenos partidos e à oposição.

Apesar do clima de otimismo, os governistas evitaram declarações de vitória sobre os quatro adversários: Virgílio Guimarães (PT-MG), Severino Cavalcanti (PP-PE), José Carlos Aleluia (PFL-BA) e Jair Bolsonaro (PFL-RJ). O cálculo é de que Greenhalgh terá cerca de 240 votos, sem contar os de PFL e PSDB.

No Senado, Renan é candidato único

No Senado, ao contrário, o clima eleitoral é de absoluta calma: Renan Calheiros (PMDB-AL) é candidato único à sucessão de José Sarney (PMDB-AP). Para a composição dos demais cargos da Mesa, os senadores estão fazendo acordos e não haverá disputa em plenário, como na Câmara, onde há até quatro nomes para cada posto.

O presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), preocupado em manter o clima de tranqüilidade na eleição, vai conversar com os cinco candidatos à sua sucessão hoje de manhã.

¿ Vou pedir paz ¿ diz ele.

Em reunião ontem na Câmara, os rivais de Greenhalgh sugeriram regras contra fraudes, incluídas num documento que entregam hoje a João Paulo.

Antes da votação, os candidatos discursarão. A eleição acontece em cabines indevassáveis, com o uso de cédulas. Para vencer em primeiro turno, o candidato precisa de metade dos votos mais um dos presentes à sessão. São 513 deputados.

Primeiro, será feita a apuração dos votos para presidente. Se for necessária segunda votação, ela ocorrerá em seguida. Eleito o presidente, é realizada a apuração dos votos dos demais cargos. A posse é imediata.