Título: Petistas responsabilizam Virgílio, Aldo e Genoino
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 16/02/2005, O País, p. 9

Atônitos com a derrota que sofreram na Câmara, os petistas começaram a avaliar os erros cometidos na eleição e a procurar responsáveis pela derrota. Os principais bodes expiatórios, segundo os petistas, são o candidato dissidente, Virgílio Guimarães (PT-MG), o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo (PCdoB), e o presidente do PT, José Genoino.

Além da caça às bruxas, o comando do partido está preocupado com o fato de ter sido excluído totalmente da Mesa Diretora e de não ter mais o comando sobre a pauta de votações. A surpreendente derrota de Luiz Eduardo Greenhalgh (SP) acabou expulsando o PT de todos os cargos de comando da Casa. Isso porque, como parte das negociações em busca de votos, o partido cedeu para o PDT a quarta suplência, crente que teria a presidência da Casa.

- O que o Aldo faz lá? O governo deixou correr frouxo. O governo não entrou na escolha, não agiu na articulação, nem operou na eleição - critica o deputado Paulo Bernardo (PT-PR).

O presidente do PT, José Genoino, admitiu que foram cometidos vários erros, mas disse que a derrota maior foi da bancada do partido na Câmara e não do governo Lula. Ele disse acreditar que faltou ao PT maior diálogo com os partidos aliados e maior unidade interna para impedir que a candidatura de Virgílio estimulasse o lançamento de outras candidaturas avulsas.

- Temos que baixar a bola, colocar os pés no chão. O nosso comportamento deve ser de humildade e diálogo, inclusive com a oposição, apesar dela ter surfado na candidatura do Severino - disse Genoino.

'Não pode passar em branco'

O presidente do PT evitou falar na abertura de processo disciplinar contra Virgílio, mas esta é a expectativa do partido.

- O estrago foi grande. Nada será como antes. O Virgílio tem que ser punido. Isso não pode passar em branco - afirmou o deputado Carlito Merss (PT-SC).

Genoino disse considerar que a principal tarefa agora é estabelecer uma relação respeitosa, democrática e institucional com o novo presidente da Câmara. O líder do governo na Câmara, Professor Luizinho (PT-SP), lembrou que Severino é da base aliada e um dos mais fiéis nas votações de projetos de interesse do governo.

O líder do PT, Arlindo Chinaglia (SP), reconheceu que o clima na bancada não é bom e que a luta será encarniçada, mas criticou aqueles que estão dispostos a buscar bodes expiatórios em vez de fazer uma análise profunda dos fatos.

- A maior responsabilidade é da bancada. A responsabilidade é minha, do João Paulo, do Luizinho, não vou transferir isso para a direção partidária. Mas reconheço que essa relação aqui vai sangrar e haverá a tentativa de buscar bodes expiatórios. Não vou entrar nessa, a responsabilidade maior é da bancada do PT e temos que fazer uma profunda reflexão sobre o que ocorreu - disse Chinaglia.

Para Virgílio, resultado natural

Mesmo reconhecendo que está sendo apontado com um dos vilões da derrota petista, Virgílio preferiu dizer ontem que o partido deveria aprender as lições do episódio:

- Sempre disse que havia um sentimento na Casa de auto-construção de sua direção. Esse sentimento manifestou-se em torno da candidatura do deputado Severino, um deputado de um partido da base do Governo, que teve uma postura mais oposicionista do que eu gostaria, mais contundente e foi o desaguadouro desse sentimento. Portanto, temos que nos acostumar a ver o resultado das urnas como algo natural - disse Virgílio.

Os petistas também criticaram os líderes e presidentes dos partidos aliados, que nas reuniões de articulação da campanha de Greenhalgh, transmitiram um quadro falso da realidade eleitoral. A derrota, de acordo com os petistas, demonstra que a relação do governo com a base aliada na Câmara não é boa. Eles também avaliam que o Campo Majoritário, principal tendência petista, precisa rever seus métodos autoritários de conduzir a bancada do PT e o governo.