Título: Garotinho sai vitorioso com apoio a Severino
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 16/02/2005, O País, p. 11

O ex-governador do Rio e atual secretário estadual de Governo, Anthony Garotinho, obteve uma vitória no processo que resultou na maior derrota política do governo Lula. Além de inverter a posição na bancada do PMDB, que tinha uma maioria alinhada com o Planalto e agora tem maioria afinada com ele, Garotinho participou da eleição do novo presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE). Deputados do PMDB e evangélicos liderados por Garotinho votaram no primeiro turno em Virgílio Guimarães e no segundo descarregaram seus votos em Severino.

O acerto foi fechado na noite de domingo, em um encontro entre Garotinho (presidente do PMDB fluminense) e Severino Cavalcanti. Evangélico, Garotinho foi a uma reunião de Severino com as mulheres dos deputados evangélicos. Agora na linha de frente na oposição ao governo petista, Garotinho não tinha dúvidas ontem em apontar os derrotados:

- No partido o ministro Eunício Oliveira (Comunicações) é o grande perdedor. Na Câmara, José Dirceu foi o grande derrotado - disse Garotinho.

A imagem de Garotinho sai, no entanto, mais uma vez arranhada devido aos métodos fisiológicos que usou para atrair novos deputados para o PMDB.

Uma articulação comandada pelo presidente do PMDB, Michel Temer (SP), e por Garotinho, ainda chegou a destituir o líder do partido, José Borba (PR), aliado do Planalto, sendo indicado para seu lugar o deputado Saraiva Felipe (MG). A escolha do novo líder foi reconhecida ontem pelo novo presidente da Casa, Severino Cavalcanti, depois de receber uma lista de apoios de 48 deputados do PMDB. No entanto, à noite, a ala governista protocolou um abaixo-assinado com 47 deputados, reconduzindo Borba ao cargo de líder. A confusão continua e só será liquidada quando a bancada fizer uma reunião para escolher o líder no voto.