Título: Governo envia 2 mil homens do Exército ao Pará
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 16/02/2005, O País, p. 13

Depois de um dia de seguidas reuniões, o governo federal decidiu enviar tropas do Exército para fazer policiamento ostensivo na região de Anapu, no Pará, onde foi assassinada a missionária Dorothy Stang. Seguem ainda hoje para o oeste do estado cerca de 2 mil homens que, além do patrulhamento, vão combater a grilagem de terras e o desmatamento, com desarmamento de fazendeiros, posseiros e trabalhadores rurais. A decisão foi tomada à noite, depois da morte de mais dois trabalhadores rurais na região.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em viagem ao exterior, foi consultado pelo vice-presidente José Alencar e aprovou. Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, as tropas federais vão ajudar nas ações de regularização fundiária, dando apoio aos fiscais do Incra e do Ibama que atuarão na região de Anapu.

O anúncio das outras medidas, previsto para ontem, foi adiado porque o plano de ações ainda será submetido ao presidente Lula, que decidiu antecipar seu retorno ao país e chegará a Brasília às 15h para acompanhar de perto as investigações da morte da freira.

Hoje, Lula já deve se reunir com os ministros para tratar do assunto. Na Guiana, o presidente disse que antecipou o retorno depois de ser informado do assassinato de um trabalhador, dias depois da morte da freira.

- Conversei com o nosso vice-presidente hoje. Está tudo mais ou mesmo encaminhado. Não há nada excepcional que se possa fazer, mas quero voltar para dar mais segurança às pessoas que vão ter de tomar algumas decisões. Por isso decidi antecipar minha volta ao Brasil - explicou o presidente.

O chefe da Casa Civil, José Dirceu, disse que a ação federal não será limitada à atuação de uma força-tarefa.