Título: UM FANTASMA NA DEFESA
Autor: Érica Ribeiro/Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 17/02/2005, Economia, p. 28

O advogado da extinta Transbrasil, Roberto Teixeira, e o presidente da Ocean Air, German Efromovich, reuniram-se ontem em Brasília com o ministro da Defesa e vice-presidente da República, José Alencar, para apresentar o plano de criação de uma empresa de transporte de carga com a marca Transbrasil e pedir a transferência, sem licitação, de hangares e balcões que ainda estão com a companhia aérea, parada desde 2001. Essa seria a principal condição para a Ocean Air fechar a parceria com a Transbrasil, segundo uma fonte ligada às empresas:

- A Ocean Air tem um estudo que inclui os ativos, no caso hangares e demais áreas, e o passivo da Transbrasil para criar uma companhia de carga. A Marítima (empresa de Efromovich) tem experiência na recuperação de empresas quebradas e a Transbrasil não vai ser problema.

A Infraero trava uma batalha judicial com a Transbrasil para retomar hangares e balcões. A Transbrasil conseguiu manter a posse por liminar até que o processo administrativo instaurado na Infraero termine.