Título: O combate à grilagem
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 18/02/2005, O País, p. 5

EM DEZEMBRO, A POLÍCIA FEDERAL REALIZOU UMA OPERAÇÃO NO PARÁ, CHAMADA FAROESTE, TAMBÉM DE COMBATE À GRILAGEM DE TERRAS. FORAM PRESOS O SUPERINTENDENTE DO INCRA NO ESTADO, JOSÉ ROBERTO DE OLIVEIRA FARO, OITO FUNCIONÁRIOS DO INSTITUTO E MAIS NOVE PESSOAS, TODOS ACUSADOS DE INTEGRAR UMA QUADRILHA QUE ATUAVA NO OESTE DO PARÁ. 18/02/2005 Os 18 presos, suspeitos de facilitar a liberação de documentos para a concessão de terras da União, participavam de um esquema que envolvia ainda um ex-servidor do Ministério Público Federal, advogados e empresários.

No total, cerca de 500 mil hectares ¿ área quase igual à do Distrito Federal ¿ foram negociados fraudulentamente, segundo a Polícia Federal.

As investigações estavam em curso há um ano quando a operação foi deflagrada. Foi descoberto que o bando agia em diversas frentes. Primeiro, identificava as áreas. Em seguida, intermediários fraudavam informações a respeito dos terrenos, com a conivência de funcionários do Incra. Toda a documentação era fornecida por servidores, que aceleravam a liberação dos documentos das terras mediante o recebimento de propinas.

Faroeste é uma referência ao sobrenome do superintendente preso e à região oeste do Pará, onde ocorreu a maioria das fraudes.