Título: FORÇA INTEGRADA OCUPA OITO MORROS NA TIJUCA
Autor:
Fonte: O Globo, 19/02/2005, Rio, p. 19

Na segunda ação conjunta da União com o estado realizada este ano para combater o crime organizado no Rio, 1.174 policiais civis, militares e federais ocuparam ontem as oito principais favelas da Tijuca. Um estelionatário, procurado desde 2002, foi preso no Morro do Salgueiro, onde a incursão começou ainda de madrugada, com troca de tiros. Dois menores foram detidos no Morro da Formiga. Na área da Praça Saens Peña, policiais recolheram 36 menores de rua que foram levados para um abrigo da prefeitura. A primeira operação da força integrada aconteceu no mês passado no Morro da Mangueira.

A ação começou por volta de 4h. Os 780 policiais militares, 364 civis e 30 federais ocuparam os morros do Salgueiro, do Borel, da Indiana, da Casa Branca, da Formiga, do Turano, da Chacrinha e da Cruz. Eles usaram 302 carros, dois veículos blindados e dois helicópteros. Foram apreendidos uma escopeta calibre 12, um revólver calibre 38, uma carabina ponto 30, quatro carregadores de fuzis, 231 projéteis, duas fardas do Exército, 318 sacolés de cocaína, pequena quantidade de maconha e um Audi roubado.

`Os delinqüentes estavam extrapolando¿, diz delegado

Segundo o subsecretário operacional de Segurança Pública, delegado Paulo Souto, que admitiu que as apreensões não foram muito significativas, a operação serviu para a polícia mostrar poder e intimidar os bandidos:

¿ A Tijuca sempre foi uma área difícil, onde os delinqüentes estavam extrapolando. Essa área agora vai ter tratamento privilegiado da polícia.

Enquanto os morros eram vasculhados, PMs revistavam suspeitos em ônibus. Dois postos de comando, um da PM e outro da Polícia Civil, foram instalados na Praça Saens Peña, o que agradou a moradores e comerciantes. Os helicópteros das polícias Civil e Militar sobrevoaram as favelas.

No Salgueiro, policiais federais e civis chegaram a trocar tiros com traficantes. Um capitão da PM se feriu ao se jogar do carro para se proteger dos disparos. Foi preso no morro Wellington Rodrigo Santana Marins, de 24 anos, acusado de estelionato. No Morro da Formiga, dois menores foram detidos porque havia mandados contra eles. Nove adultos que estavam nas proximidades da Saens Peña foram levados para averiguação na 19ª DP (Tijuca).

Dois moradores do Morro da Chacrinha disseram ter sido espancados por PMs sem identificação e registraram queixa. A Secretaria de Segurança informou que vai investigar a denúncia.

De acordo com Paulo Souto, moradores já podem ligar para a delegacia do bairro e para o 6º BPM (Tijuca) toda vez que ouvirem tiros ou explosões de granadas. Ele disse que, por determinação do secretário de Segurança, Marcelo Itagiba, o delegado Orlando Zacone, da 19ª DP, e o tenente-coronel Álvaro Garcia, do 6º BPM, têm carta branca para ocupar os morros em caso de tiroteios.

¿ Vamos dar sensação de segurança aos moradores ¿ disse Paulo Souto. ¿ Os bandidos da Tijuca agora só têm a alternativa de se render.