Título: EMPREGO NA INDÚSTRIA TEM ALTA RECORDE
Autor: Mirelle de França
Fonte: O Globo, 18/02/2005, Economia, p. 24

Em 2004, o crescimento foi de 1,9%, o melhor resultado desde 1989

O emprego na indústria em 2004 registrou o melhor resultado desde 1989, com crescimento de 1,9%, segundo informou ontem o IBGE. O salário dos trabalhadores do setor também terminou o ano passado no patamar mais elevado desde 1993: aumento de 9% na folha de pagamento. Os desempenhos recordes da produção industrial e das exportações no período contribuíram para melhorar os indicadores, de acordo com a economista Isabella Nunes Pereira, do instituto.

- O mercado de trabalho responde ao cenário macroeconômico que, em 2004, foi positivo. Acredito que haverá manutenção desse ritmo já que outros indicadores, como o de vendas no comércio, apresentaram bons resultados. Isso sugere que os estoques estão baixos e que as encomendas devem aumentar, gerando, assim, mais empregos.

Os setores que mais contribuíram para o crescimento do emprego ano passado foram máquinas e equipamentos (14,1%) e alimentos e bebidas (3,7%). São Paulo e Minas Gerais foram os estados que puxaram o índice, com aumento de 1,5% e 4,4%, respectivamente. Entre os 11 locais pesquisados, o Estado do Rio foi o único com queda, de 2,4%, no nível de emprego na indústria.

- Os setores que puxaram a alta nacionalmente não têm representatividade no Rio - explicou Isabella.

Já o crescimento de 9% da folha de pagamento foi causado, segundo a economista, pelo aumento do número de vagas e da estabilização da inflação. A pesquisa mostrou, ainda, que o número de horas trabalhadas pagas cresceu 2,2% em 2004.

Apesar do bom resultado no ano, em dezembro último o emprego caiu 0,3% em relação a novembro. Foi a terceira queda mensal consecutiva.

- Foi apenas uma acomodação da trajetória, que acompanhou o desempenho da produção - afirmou Isabella.

Para Cláudio Dedecca, professor da Unicamp, a alta de 1,9% ficou aquém do esperado. Segundo ele, o efeito da alta dos juros freou o crescimento da economia e, conseqüentemente, o aumento no número de empregos na indústria.