Título: PETROBRAS QUER EXPORTAR ÁLCOOL A PARTIR DE 2010
Autor:
Fonte: O Globo, 19/02/2005, Economia, p. 25

A Petrobras planeja investir US$330 milhões em infra-estrutura para a exportação de álcool de São Paulo, Paraná e do Centro-Oeste até 2010, quando a companhia pretende ter capacidade de exportar, dessas regiões, oito bilhões de litros do combustível por ano. Ontem, a Transpetro, a BR Distribuidora e a Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo assinaram protocolo para a formação de um grupo de trabalho para avaliar a utilização da hidrovia do Tietê-Paraná no transporte do álcool e de outros combustíveis.

¿ Com esse programa, vamos melhorar a competitividade do álcool brasileiro no exterior e permitir o escoamento de novas áreas produtoras de álcool em Mato Grosso ¿ disse o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, que assinou o protocolo com o presidente da BR, Rodolfo Landim, e o secretário dos Transportes de São Paulo, Dario Rais Lopes.

Os investimentos incluem a construção de quatro dutos para o transporte de álcool e a compra de barcaças. No projeto de utilização da hidrovia, está prevista, com investimentos de US$150 milhões, a construção de um duto ligando Conchas à refinaria de Paulínia, ambos em São Paulo, para o transporte de derivados e de álcool, além de um terminal em Conchas para a movimentação dos produtos.

Álcool poderá ser exportado de terminal no Rio

A Petrobras planeja ainda a construção de mais três alcooldutos, ligando Sertãozinho (uma das regiões produtoras de São Paulo) a Paulínia, de Paulínea a Taubaté e de Guararema ao porto de São Sebastião. Segundo Machado, o álcool poderá ser exportado também pelo terminal da Ilha D¿Água, na Baía de Guanabara, uma vez que já existe a rede de dutos ligando Paulínia ao Rio.

Rodolfo Landim, da BR Distribuidora, disse que a utilização da hidrovia também será importante para abastecer o Centro-Oeste e o Oeste Paulista de derivados de petróleo a custos mais baixos.