Título: TRITURADOR DE ILUSÕES
Autor:
Fonte: O Globo, 23/02/2005, O País, p. 8

Durou pouco a alegria dos moradores do assentamento Geraldo Garcia, em Sidrolândia, a 70 quilômetros de Campo Grande. Os agricultores ficaram animados quando viram o triturador de cana-de-açúcar no palanque que receberia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As 181 famílias assentadas não têm triturador, trator, resfriadores ou qualquer instrumento que ajude na manutenção do rebanho. A desilusão veio assim que Lula foi embora: o triturador foi devolvido à empresa Comak, de Campo Grande.

O aparelho foi emprestado pela empresa, a pedido do Fundo Regulador de Terras de Mato Grosso do Sul, para demonstrar como o projeto Luz para Todos, objetivo da viagem de Lula a Sidrolândia, poderia melhorar a renda dos assentados, hoje na casa dos R$150 mensais. Valdir Marioni, do setor de vendas da Comak, confirmou o empréstimo. Segundo ele, o preço da máquina é R$1.838,11. Paulo Ferreira, um dos coordenadores do assentamento, que ajudou Lula a operar o triturador enquanto posava para fotos, ficou indignado:

¿ É um absurdo. Além de não liberarem o crédito que a gente precisa para produzir mais, usam o assentamento para fazer propaganda de uma empresa.

O próprio Lula reconheceu a necessidade de uma linha de crédito.

¿ Vamos ter que financiar umas máquinas dessas baratinhas ¿ disse.

O assentamento Geraldo Garcia existe há três anos e abriga 181 famílias em seus 5.700 hectares. A principal fonte de renda é o gado leiteiro. Em 6 de janeiro, o programa Luz para Todos começou a funcionar na área.

Apesar das críticas, os moradores da zona rural de Sidrolândia comemoraram a chegada da energia. Lula ¿ que lembrou que, no Brasil, 12 milhões de pessoas ainda não têm luz elétrica ¿ ficou emocionado com a lavradora Joaquina Gonçalves de Souza. Aos 108 anos, ela nunca teve luz em casa.

¿ Ela está adorando porque pode ver novelas e tem água gelada em casa ¿ disse Eugênia Souza, de 57 anos, filha caçula de Joaquina.