Título: CORRÊA PODE TER CASSAÇÃO VOTADA HOJE
Autor:
Fonte: O Globo, 01/02/2006, O País, p. 4

Deputado que substituiu Pedro Canedo (PP) defende pena alternativa

BRASÍLIA. Envolvido em vários escândalos de corrupção, o presidente do PP, deputado Pedro Corrêa (PE), teve a certeza ontem de que sua permanência na Câmara está por um fio. A sessão de votação do pedido de cassação do seu mandato no Conselho de Ética foi suspensa e será retomada hoje. Dos 14 conselheiros, sete já deram seu voto pela cassação.

O deputado Sandes Júnior (PP-GO), que assumiu ontem no Conselho o lugar de Pedro Canedo (PP-GO) ¿ substituído às vésperas da votação por contrariar as decisões do PP ¿ defendeu um voto em separado admitindo a culpa de Corrêa, mas pedindo uma pena alternativa de suspensão do mandato por 30 dias, em vez da cassação.

A substituição provocou reações iradas no Conselho. Sandes Junior alegou que não houve manobra política para afastar Canedo e que a substituição ocorreu devido à decisão do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), de pedir que três de seus secretários deixassem o governo, porque disputarão a reeleição para a Câmara dos Deputados. Mas o argumento não convenceu, já que o prazo de desincompatibilização só termina no dia 31 de março.

Enquanto o Conselho tenta acelerar as votações dos processos, o deputado José Janene (PP-PR), ex-líder do partido, tem usado de todos os artifícios para fugir de responder ao processo por quebra de decoro parlamentar. Ele é acusado de ter se beneficiado de R$4,1 milhões do esquema do valerioduto. Janene, que se recusou a receber uma equipe médica da Câmara para avaliar seu real estado de saúde, enviou ofício ao Conselho pedindo para ser ouvido somente em 6 de março, quando vencerá sua licença da Câmara.

O documento afirma que Janene, por causa de problemas cardíacos, sequer pode falar com advogados, para discutir sua linha de defesa, e não pode sentir fortes emoções. No Paraná, Janene tem freqüentado o litoral, na região de Caiobá e Guaratuba, onde tem residência.