Título: CAI ACORDO PARA SALVAR DIRIGENTES DA CEF
Autor:
Fonte: O Globo, 01/02/2006, O País, p. 4

Oposição desiste de retirar nomes do relatório final da CPI temendo críticas

BRASÍLIA. A CPI dos Bingos recuou ontem e decidiu aprovar o relatório final do caso Gtech sem alterar o texto original. Temendo críticas, a oposição desistiu do acordo costurado com o PT para retirar do documento os nomes do atual presidente e de dois ex-presidentes da Caixa Econômica Federal (CEF). O texto do relator Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) pede ao Ministério Público o indiciamento de 34 pessoas e três empresas envolvidas nas negociações de contratos da Caixa com a multinacional de loterias Gtech.

As emendas apresentadas por integrantes da comissão, porém, ainda serão votadas e podem alterar o texto original. O PSDB retirou os destaques que subtraíam do relatório os nomes dos ex-dirigentes Sérgio Cutolo e Emílio Carazzai, que ocuparam o cargo no governo Fernando Henrique. Mas manteve a emenda que tenta incluir na lista dos indiciados o ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

Liminar para Okamotto pesou na decisão da oposição

Outra emenda, do PT, retira da lista o atual presidente da Caixa, Jorge Mattoso. Não há data para votar os destaques.

A quebra do acordão para salvar os dirigentes da Caixa foi discutida de manhã. A avaliação do PSDB e do PFL foi a de que o governo está trabalhando para desmoralizar a CPI dos Bingos, e que o acordo contribuiria para isso. Também pesou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de conceder liminar ao presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, impedindo a quebra de seu sigilo. Para a oposição, o Planalto está por trás do recurso impetrado por Okamotto.

Sobre a inclusão de Palocci no texto, o relator disse que dará parecer contrário por não haver provas contra o ministro. A oposição está dividida.