Título: PRESOS DOIS ACUSADOS DO ASSALTO A INGLESES
Autor: Ronaldo Braga
Fonte: O Globo, 02/02/2006, Rio, p. 23

Outros dois, foragidos, estão com prisão preventiva decretada, pelo ataque a ônibus com 33 turistas no Aterro

Uma semana depois da criação de uma força-tarefa da Secretaria de Segurança para apurar o roubo a um grupo de 33 turistas ingleses na cidade, a polícia apresentou ontem dois dos quatro homens que teriam participado da ação. Um deles é taxista e, segundo a polícia, faz ponto no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim. Meses atrás, ele trabalhava numa cooperativa de táxis do Aeroporto Santos Dumont. Outros dois suspeitos estão foragidos, mas já foram identificados e tiveram a prisão preventiva decretada.

Um guia de turismo independente está sendo monitorado pela polícia como possível integrante do grupo. Os turistas ficaram sem jóias, passaportes, celulares e cerca de US$190 mil. Eles estavam num ônibus interceptado por volta das 23h do dia 20 passado, na Avenida General Justo, na saída da Perimetral. A mesma quadrilha já foi responsável por três outros assaltos a turistas, entre eles dois americanos que estavam num táxi na Avenida Perimetral em janeiro passado. As investigações e as prisões foram feitas pela Delegacia de Roubos e Furtos e pela Delegacia de Atendimento a Turistas (Deat).

Na madrugada de ontem foi preso em casa, em Santa Teresa, o taxista Márcio Baluardo, de 27 anos, que trabalhou na cooperativa AerosDumont, do Aeroporto Santos Dumont. Atualmente, ele estava fazendo ponto no Aeroporto Internacional. Em sua ficha criminal, a polícia tem registros de agressões e uma ameaça. Em sua casa foram encontrados máquinas fotográficas, telefones celulares e outro objetos que podem ter sido de vítimas de assaltos.

Os dois acusados já têm ficha criminal

O segundo suspeito, preso na casa de sua namorada, em Niterói, foi identificado como Jonathan Baluardo, irmão de Márcio. Ele também já tem passagem pela polícia por receptação e foi condenado a três anos de reclusão. Os outros dois que teriam participado do assalto são Antônio Peres Miceli ¿ com duas passagens pela polícia, uma por uso de drogas e outra por lesão corporal ¿ e Juan Oliveira da Cruz, com seis passagens pela polícia pelos crimes de roubo, uso de drogas e lesão corporal. Todos os quatro suspeitos estão com prisão preventiva decretada.

O secretário de Segurança, Marcelo Itagiba, disse que os dois homens presos não deram qualquer informação sobre um possível esquema no Aeroporto Internacional Tom Jobim para assaltar turistas:

¿ As investigações continuarão e outras pessoas podem ser presas. Todos os quatro homens têm passagens pela polícia. Por isto, continuo criticando a atual legislação, que dá brechas para que esses criminosos voltem às ruas.

O delegado Márcio Franco, da DRF, disse que, além dos dois americanos assaltados pelo mesmo grupo, a quadrilha assaltou três noruegueses num táxi, em dezembro passado, no Aterro do Flamengo, e três franceses que estavam numa van, em novembro passado, na Praia de Botafogo.

¿ Eles já foram reconhecidos por várias pessoas. Acreditamos que o Juan seja o chefe da quadrilha. Ele é quem dá as ordens ¿ disse.