Título: `A mamona é nossa¿
Autor: Monica Tavares e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 04/02/2006, Economia, p. 21

Biodiesel estará disponível em postos de quatro estados brasileiros ainda este mês

Obiodiesel ¿ cujo programa de incentivo à produção e ao consumo será ampliado este ano ¿ deverá chegar às primeiras bombas do Brasil na segunda quinzena deste mês. No primeiro momento, contarão com o produto os postos próximos às regiões produtoras de Campinas, em São Paulo; Cássia, em Minas Gerais; Floriano, no Piauí; e Belém, no Pará. O avanço do projeto foi comemorado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em discurso ufanista, Lula afirmou que apostou um pouco de sua vida no programa, que o Brasil é uma alternativa ao mundo na área energética e pode bradar que ¿o biocombustível é nosso¿.

O biodiesel é um produto não-poluente e renovável, fabricado a partir de plantas oleaginosas, como a mamona, o dendê, o girassol e a soja. Só poderão usar o combustível vegetal os veículos movidos ao diesel derivado de petróleo ¿ basicamente ônibus e caminhões. O tanque não será abastecido com o produto, mas com diesel comum misturado ao biodiesel. O preço do litro será o mesmo cobrado do diesel de petróleo.

¿ O dia que alguém disser: não tem mais petróleo, nós estaremos dizendo: pois bem, nós temos alternativa, pode começar a comprar que é nosso. É tão nosso quanto foi o petróleo brasileiro com a famosa campanha ¿O petróleo é nosso¿. Nós hoje poderíamos dizer: o biocombustível é nosso ¿ afirmou Lula.

Programa beneficia agricultura familiar

Animado com a assinatura, ontem, dos primeiros contratos de compra de biodiesel entre a Petrobras e as empresas Agropalma, Granol, SoyMinas e Brasil Ecodiesel, o presidente chegou a comparar o Programa Nacional do Biodiesel a um dos principais programas sociais do governo, o Fome Zero.

¿ Em todas as conversas que tive com todos os presidentes da República nos últimos 24 meses, podem ficar certos: era o programa Fome Zero e o biodiesel, um do lado do outro. Um era a comida principal e o outro era a sobremesa. Com o presidente (americano George W.) Bush, conversei mais de 40 minutos sobre a importância do biodiesel ¿ afirmou Lula, acrescentando que também conversou com líderes da França, Alemanha e da Inglaterra sobre o tema.

O presidente, porém, enalteceu os esforços da Petrobras para aumentar a produção nacional de petróleo e lembrou que o país alcançará a auto-suficiência assim que a plataforma P-50 da estatal começar a operar, provavelmente em março.

Para o presidente, o país foi determinado com o petróleo como está sendo com o biodiesel:

¿ Esse é o momento que o Brasil se apresenta ao mundo como uma nação que, em vez de ficar chorando o preço do petróleo, foi buscar com unhas e dentes, acreditando na nossa auto-suficiência ¿ disse Lula, para quem o Brasil, com o biodiesel, está entrando numa ¿aventura boa, com responsabilidade¿.

A chegada do biodiesel aos postos é, de fato, o marco inicial do programa, que foi lançado no fim de 2004. Para incentivar a produção, o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, anunciou a ampliação do programa. A Agência Nacional de Petróleo (ANP) vai realizar dois novos leilões para a compra de biodiesel este ano.

Ao todo, serão leiloados 500 milhões de litros de biodiesel, que deverão ser quase que integralmente comprados pela Petrobras.

O aspecto social do programa é que ele oferece isenções e redução de PIS/Cofins para as empresas que contratarem agricultores familiares para a produção do biodiesel. Os atuais fornecedores são responsáveis pelo assentamento de 65.525 famílias. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, calcula que até o fim deste ano estarão empregadas cerca de 100 mil famílias de agricultores e, até dezembro de 2007, mais 250 mil famílias.

Segundo o presidente da empresa, Sérgio Gabrielli, a estatal pretende construir usinas para a produção de biodiesel. Hoje, a estatal apenas distribui o óleo. Para garantir a liderança do Brasil na expansão mundial da produção e do consumo do biodiesel, Lula afirmou que o país precisa investir em pesquisa.

Pela legislação, a mistura do biodiesel ao diesel pelas distribuidoras até o fim de 2007 será voluntária. A partir de janeiro de 2008, todo o diesel comercializado no Brasil deverá conter 2% de biodiesel e, a partir de 2013, a mistura obrigatória será de 5%.

OS ELOGIOS DE BUSH E GATES, na página 22