Título: Caixa em busca do reencontro
Autor: Edgar Hermógenes
Fonte: O Globo, 25/01/2006, Brasília, p. D5

Bilhetes da loteria federal trarão, a partir de fevereiro, retratos das pessoas desaparecidas no País

A Caixa Econômica Federal lançou ontem a segunda etapa da campanha Com a sua ajuda essa saudade pode ter fim. Durante este ano a instituição vai estampar, dos bilhetes da Loteria Federal, informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos em todo território nacional. Só serão impressos os cadastrados na Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (ReDESAP). As informações divulgadas serão: nome, o rosto e a data do desaparecimento. Hoje, estima-se que 40 mil crianças e adolescentes desapareçam por ano no País. A maioria dos casos é resolvida em menos de 48 horas. Apenas de 10% a 15% permanecem desaparecidos por longo período de tempo e, às vezes, jamais são encontrados. O secretário especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vanuchi, afirma que são encontrados, em média, 400 aparecidos por ano.

- Sempre haverá mais por avançar do que para comemorar. A Caixa não é a única que presta esse tipo de serviço. Esperamos que mais instituições se comprometam com a causa. Com essa ajuda podemos dobrar ou triplicar o número de crianças achadas - disse o secretário.

O superintendente Paulo Campos acredita que a Caixa está fazendo o seu papel perante a sociedade. Ele afirma que o compromisso do banco é com as pessoas menos favorecidas.

- Faz parte da política social da empresa colaborar com as pessoas que passam por dificuldades. O espaço que já foi de Di Cavalcanti e Molinari, agora será para acabar com o sofrimento de mães angustiadas à procura de seus filhos - disse Paulo Campos.

Cada sorteio será composta de três séries de 75 mil bilhetes. Dez crianças terão os seus rostos impressos em 225 mil tíquetes mensais, que serão distribuídos em todos as agências e nas nove mil casas lotéricas de 3.628 municipios.

A campanha terá início em fevereiro. O primeiro sorteio está marcado para o dia primeiro. As fotos serão divulgados no concurso do dia 18.

A primeira inciativa da Caixa foi a divulgação de dez mil cartazes e a panfletagem de 1 milhão de folderes com fotos de crianças e adolescentes desaparecidos por todas as agências e casas lotericas. A meta é distribuir ainda neste ano mais 3 milhões de panfletos com as novas imagens.