Título: Governo adia para até 10 de março a escolha do padrão de TV digital
Autor: Monica Tavares
Fonte: O Globo, 08/02/2006, Economia, p. 27

Motivo foi atraso na liberação de verbas. Americanos prometem mobilidade

BRASÍLIA. A escolha do padrão de TV digital que será adotado no país, marcada inicialmente para sexta-feira, foi adiada por 20 a 30 dias. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse ontem que houve um atraso na liberação de recursos para os consórcios que estão pesquisando a TV digital, o que acabou adiando a conclusão do relatório da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). Como a data de 10 fevereiro foi estabelecida por um decreto, será necessário outro prorrogando o fim do prazo para 10 de março.

A data também não poderá ser mantida por causa da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à África, esta semana. O governo analisa as tecnologias japonesa (ISDB), européia (DVB) e americana (ATSC).

Depois de se reunir ontem com representantes do padrão americano, Costa informou que eles apresentaram a sua proposta de mobilidade (TV no celular, por exemplo) e portabilidade (TV em ônibus, trens etc.). Uma das exigências do governo é que a TV digital permita os dois serviços e a alta definição (imagem de cinema).

¿ Eles (os americanos) conseguiram provar que em julho, quando estiverem em condições de apresentar seus sistemas de mobilidade e portabilidade, vão ser melhores do que os europeus. Esta é uma novidade ¿ disse Costa.

Para o ministro, os americanos estão desenvolvendo um bom produto, mas que não está pronto. Os representantes, segundo Costa, estão dispostos a incorporar as inovações tecnológicas desenvolvidas pelo Brasil. Ele disse que é necessário testar a robustez e a capacidade dos sistemas de transmitir em longa distância. O teste deverá ser em São Paulo, por causa da grande concentração de edificações.

Os americanos propuseram financiamento de US$150 milhões para a indústria eletroeletrônica e estão dispostos a financiar os radiodifusores, por meio do banco de fomento Ex-Im Bank. Na semana passada, ministros ouviram os representantes japoneses e europeus.

Costa já entregou à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a minuta de projeto de lei modificando a Lei Geral de Telecomunicações (LGT), o que permitirá o telefone social.