Título: DEPARTAMENTO DE ESTADO DOS EUA ELOGIA O BRASIL
Autor: Jaílton de Carvalho
Fonte: O Globo, 02/03/2006, O País, p. 8

BRASÍLIA. Em seu relatório anual sobre o avanço das drogas no mundo, divulgado ontem, o Departamento de Estado dos Estados Unidos elogiou o desempenho do governo brasileiro no combate ao narcotráfico e à lavagem de dinheiro ao longo de 2005. O texto chama atenção, no entanto, para o papel do Brasil como base operacional do tráfico de cocaína para a Europa e Estados Unidos, como fez a Organização das Nações Unidas (ONU) em seu mais recente relatório sobre o assunto.

Em meio aos elogios, o Departamento de Estado descreve as investigações sobre o valerioduto, o escândalo que devastou o núcleo do governo e atingiu parcela significativa do Congresso. "As investigações sobre financiamento de campanha revelaram um grande escândalo de corrupção envolvendo uma suposta compra de votos no Congresso por pessoas de dentro do PT, partido do presidente, financiada por cobrança de comissões em contrato", afirma.

Brasil fez esforços para reduzir lavagem de dinheiro

O relatório traz uma longa lista de ações do governo que teriam contribuído para restringir a atuação no narcotráfico no país. Entre essas medidas estão as operações da Polícia Federal e o desempenho do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

O documento dá ainda mais importância aos esforços do governo no combate à lavagem de dinheiro e à pirataria. "Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento, feito com os países da região, mostrou que a força das instituições brasileiras ajudou a reduzir os índices de lavagem de dinheiro para níveis médios abaixo da região" , informa o relatório.