Título: PROTESTOS NA VISITA A RECIFE
Autor: Letícia Lins
Fonte: O Globo, 11/03/2006, O País, p. 4

Saúde, reforma agrária e TV digital foram os motivos dos atos

RECIFE e OLINDA. Três protestos marcaram a visita do presidente Lula a Recife e Olinda, mas nenhum incidente grave ocorreu. O de mais difícil controle envolveu cerca de 70 trabalhadores rurais ligados ao MLST (Movimento de Libertação dos Sem Terra), que queriam entrar à força no pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda, onde ocorreu a Olimpíada do Conhecimento. Mas o principal líder do movimento, Bruno Maranhão, de paletó e gravata, acompanhou Lula na visita. Maranhão, filho de usineiros, disse não ter tomado conhecido da confusão e antecipou que o MLST também vai deflagrar invasões em todo o país.

Usando roupas pretas, cerca de 250 moradores de Camarajibe, a 15 quilômetros de Recife, também protestaram. À frente da manifestação, o prefeito João Lemos (PCdoB) disse que a cidade está ameaçada de ficar sem serviços de saúde, porque o SUS cortou R$46 milhões previstos para 2006.

O terceiro protesto reuniu poucas pessoas e divulgou um documento subscrito por mais de cem entidades exigindo a realização de um debate democrático sobre o novo sistema brasileiro de televisão digital.