Título: LULA ASSINA CONVÊNIO CONTESTADO POR CESAR
Autor: Chico Otavio
Fonte: O Globo, 25/03/2006, Rio, p. 22

Presidente anuncia investimento de R$232 milhões no Porto do Rio, mas prefeito diz que é só intenção

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem, em ato no Porto do Rio, um acordo com a prefeitura carioca para a revitalização da Zona Portuária da cidade. No evento, foi divulgado que o valor inicial do projeto é de R$232,5 milhões. Mas o prefeito do Rio, Cesar Maia, a outra parte do acordo, contestou o valor e garantiu que o documento assinado é só um ¿protocolo de intenções¿, sem qualquer obrigação das partes:

¿ Não é sequer é um convênio. Não há nada concreto.

O objetivo do projeto, segundo o governo federal, é explorar o potencial da região para atividades econômicas, turísticas e culturais e atrair novos empreendimentos, moradores e freqüentadores. No ato de ontem, Lula entregou um cheque para a primeira família que teve a casa desapropriada na Favela do Arará, em área que obstruía, na linha férrea, a circulação de trens.

Ao chegar ao Armazém 6, local do evento, o presidente viu faixas exibidas por trabalhadores civis da Marinha e por guardas portuários reivindicando melhorias salariais. No discurso, Lula fez promessas de atender os pedidos dos manifestantes:

¿ O porto vai ficar bonito, os navios vão atracar, mas, se o povo não estiver satisfeito, trabalhando prazerosamente, será um bem pela metade.

Projeto prevê obras em sete bairros cariocas

De acordo com o texto divulgado pelo Palácio do Planalto, o ¿acordo de cooperação técnica¿ prevê obras nos bairros de Santo Cristo, Gamboa, São Cristóvão, Saúde, Benfica, Vasco da Gama e Caju, além da melhoria do acesso rodoferroviário ao porto, do reassentamento de famílias remanejadas, da construção e reforma de imóveis e da promoção de concursos de projetos para a ocupação do Píer Mauá.

Antes mesmo do evento, o prefeito divulgava um texto de sua autoria, para uma lista fechada, no qual sustenta que Lula, ao assinar o documento no fim do governo, ainda que todos os imóveis na área portuária pertençam à União, estaria reconhecendo que nada fez pelo Porto do Rio. ¿Portanto tudo virtual, para aparecer na TV à noite. Deve ser síndrome das 10 mil obras da Rosinha, que ninguém sabe, ninguém viu¿, escreveu.

O presidente de Docas, Antônio Carlos Soares de Lima, contestou o prefeito. Ele garantiu que o dinheiro anunciado será efetivamente investido no projeto.