Título: IRAQUE: EUA REALIZAM AÇÕES CONTRA XIITAS
Autor:
Fonte: O Globo, 27/03/2006, O Mundo, p. 18

Tropas americanas atacam milícia de Sadr e forças do Ministério do Interior em prisão clandestina

BAGDÁ. Os militares dos Estados Unidos realizaram ontem dois ataques contra milícias radicas xiitas em Bagdá, matando cerca de 20 guerrilheiros, invadindo uma mesquita e prenderam até mesmo forças do Ministério do Interior iraquiano. As ações ocorreram apenas 24 depois de o embaixador americano no Iraque, Zalmay Khalilzad, ter dito que é necessário eliminar as milícias xiitas para conseguir estabilizar o país.

Num ataque que colocou em lados opostos tropas dos EUA e forças de segurança do Ministério do Interior no centro da capital, o Exército americano prendeu 41 policiais. Eles controlavam um bunker que servia como uma prisão clandestina. Nela havia 17 estrangeiros, que foram libertados pelos americanos.

Uma autoridade do Ministério negou que forças iraquianas tivessem sido detidas por soldados dos EUA. O comando americano não comentou a ação, mas oficiais confirmaram que a operação foi realizada.

O Ministério do Interior, dominado por xiitas, vem sofrendo acusações de apoiar ou até mesmo participar de esquadrões da morte contra sunitas. Em novembro, tropas americanas libertaram 173 prisioneiros num prédio do Ministério. Os detidos tinham marcas de tortura e maus-tratos.

Horas antes da operação em Bagdá, o Ministério do Interior afirmou que Arkan al-Bawi, major da polícia, tinha sido preso por participar de esquadrões da morte na cidade de Baquba.

Assessor de clérigo diz que milicianos foram chacinados

Na segunda ação contra xiitas, soldados americanos atacaram a milícia xiita al-Mahdi, do clérigo radical Moqtada al-Sadr, no norte de Bagdá. No violento combate, cerca de 20 milicianos foram mortos segundo os militares dos EUA. As tropas chegaram a invadir uma mesquita, onde os radicais tinham se refugiado.

Um assessor de Sadr afirmou que os guerrilheiros na verdade foram chacinados.

¿ As forças americanas entraram na mesquita Mustafá durante as orações e mataram mais de 20 fiéis ¿ disse Hazin al-Araji, cujas declarações nem sempre retrataram a verdade no passado. ¿ Eles os amarraram e atiraram neles.

Em Najaf, dois morteiros foram atirados contra a sede do clérigo Sadr, explodindo perto dela. Dois militantes de seu movimento ficaram feridos.

Em Baquba foram encontrados ontem 30 corpos. Todos exibiam sinais de terem sido executados, e a maioria fora decapitada. Nas últimas semanas, centenas de pessoas foram assassinadas como parte de uma luta sectária entre xiitas e sunitas.