Título: RECEITA APURA ACESSO ILEGAL A DADOS
Autor: Alan Gripp e Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 30/03/2006, O País, p. 14

Servidores do órgão teriam violado sigilo de contribuintes do Fisco

BRASÍLIA. A Receita Federal informou ontem que sua corregedoria está investigando dois servidores suspeitos de acesso irregular aos dados fiscais de contribuintes. Um deles também é suspeito não apenas de buscar as informações no sistema do Fisco, mas também de repassá-las a terceiros, o que caracteriza quebra de sigilo fiscal.

O Fisco não informou quantos contribuintes foram vítimas das irregularidades, mas, segundo o blog do jornalista da ¿Folha de S. Paulo¿ Josias de Souza, o número chega a seis mil, entre eles o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, o ex-ministro das Comunicações Eunício Oliveira e até o procurador-adjunto da Fazenda Nacional Francisco Tadeu Barbosa.

Os servidores investigados atuavam na própria corregedoria da Receita e, no início do ano, foram afastados de uma série de comissões de inquérito por comportamento irregular. O trabalho das comissões já durava quase três anos sem que os acusados nos processos tivessem chance de defesa. Como atuavam na área de investigação de colegas da própria Receita, chamou atenção o fato de terem acessado dados fiscais de milhares de pessoas físicas.