Título: Petistas batem forte na decisão do prefeito
Autor: Tatiana Farah e Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 01/04/2006, O País, p. 9

`Na campanha já dizíamos: Agora é Kassab, ataca Marta; `Motivo de cassação¿, reage Mercadante

SÃO PAULO. Os pré-candidatos do PT ao governo de São Paulo, a ex-prefeita Marta Suplicy e o senador Aloizio Mercadante, bateram forte ontem na decisão do ex-prefeito José Serra (PSDB) de romper o compromisso de não disputar outro cargo antes de cumprir o mandato atual, que terminaria em 2008.

Marta, que na campanha de reeleição usava o bordão ¿Agora é Kassab¿ para rebater o slogan ¿Agora é Serra¿, disse que o estado de São Paulo não é ¿prêmio de consolação¿, referindo-se à derrota de Serra na disputa para ser candidato à Presidência.

¿ É muito grave na medida que um político trai seu compromisso com a população. Durante a campanha, Serra reafirmou muitas vezes esse compromisso (de cumprir o mandato até o final) ¿ disse a ex-prefeita. ¿ A notícia não veio com surpresa. Na campanha já dizíamos: ¿Agora é Kassab¿.

`Kassab não foi eleito¿, diz Marta

E acrescentou:

¿ Serra está abandonando uma cidade de 11 milhões de pessoas e Gilberto Kassab, do PFL, será por quase três anos o prefeito da maior cidade brasileira. Kassab não foi eleito.

Aloizio Mercadante, que, como Marta, realizava plenárias ontem para a disputa interna do PT, disse que Serra deu um cheque frio aos paulistanos.

¿ Como ele assinou até documento afirmando que não deixaria a prefeitura, só nos resta concluir que ele passou um cheque sem fundo para São Paulo. A palavra é tudo na política. E Serra mentiu. A mentira é a maior prova da falta de decoro e motivo de cassação. Serra mentiu como ninguém nunca mentiu para a população paulistana. A palavra de um homem público é fundamental e o princípio da ética na política e da moralidade pública.

Mercadante ironiza Serra

Como Serra renunciou no dia 31, dia do golpe militar de 1964, o pré-candidato do PT lembrou que este dia ficou marcado como o começo do período em que a população não pôde eleger os prefeitos das capitais. Hoje, dia 1º, quando o tucano começa sua campanha, ironizou, é o dia da mentira.

¿ Dessa mentira toda aplicada em São Paulo fica a lição: com o Serra a gente nunca sabe ¿ disse Mercadante.