Título: ALDO APÓIA MUDANÇA NA `VOZ DO BRASIL¿
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 04/04/2006, O País, p. 13

Presidente da Câmara promete estudar flexibilização de horário de programa

SÃO PAULO. O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), apoiou ontem a flexibilização do horário de transmissão da ¿Voz do Brasil¿ em encontro com radiodifusores de São Paulo organizado pela Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e pela Associação das Emissoras Paulistas de Rádio e Televisão (Aesp). Segundo Aldo, a flexibilização já existe com os fusos horários do país.

¿ A atualização da emissão da ¿Voz do Brasil¿ e a sua democratização, também para atingir um público mais amplo, pode ter como alternativa a flexibilização de seu horário de transmissão. A flexibilização já existe em função do fuso horário diferente. Acho que essa atualização é uma necessidade, e a Câmara dos Deputados é o ambiente onde esse assunto deve ser discutido, negociado e decidido ¿ disse o presidente da Câmara.

O presidente da Abert, José Inácio Pizani, disse que a obrigatoriedade do horário de transmissão, entre 19h e 20h, do programa criado em 1935 causa indignação no setor.

¿ Queremos corrigir essa atitude retrógrada e autoritária que desprezou completamente o conceito de liberdade de expressão, tendo em vista que o mais caro valor da democracia, a liberdade, está sendo violado há décadas ¿ afirmou.

Aldo argumentou que a ¿Voz do Brasil¿ cumpre papel importante para informar a população sobre os fatos de interesse dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, mas hoje os três poderes dispõem de outros meios de divulgação de suas atividades. Ele falou também sobre os mais de 60 projetos que tramitam na Câmara propondo mudanças no programa.

¿ Há evidentemente visões diferentes entre os deputados, entre os partidos. O projeto que está pronto é relatado pelo deputado José Rocha (PFL-BA) e creio que ele pode ser o ponto de partida para a discussão.