Título: PRESIDENTE DA NOSSA CAIXA DEVE DEPOR
Autor: Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 07/04/2006, O País, p. 12

Além dele, mais oito são convocados pela Assembléia de São Paulo

SÃO PAULO. A bancada tucana na Assembléia de São Paulo sofreu ontem sua segunda derrota na semana. Mesmo com o bloqueio às CPIs contra o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), uma articulação do PT com o PFL e o PMDB conseguiu convocar para depor na Assembléia o presidente da Nossa Caixa, Carlos Eduardo Monteiro, e oito pessoas citadas nas suspeitas de direcionamento de verbas publicitárias para favorecer aliados. Além de Monteiro, outros seis convocados são obrigados a comparecer à Assembléia por serem funcionários públicos.

As convocações foram acertadas ontem, em reunião da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia, na qual PT e PFL driblaram o bloqueio governista e puseram em pauta as denúncias contra o governo do pré-candidato tucano à Presidência. As convocações devem ser cumpridas em até 30 dias e serão agendadas com os convocados. Como não há CPIs na Assembléia, os resultados serão levados ao Ministério Público, que investiga irregularidades na administração Alckmin.

Serão convocados também o secretário estadual de Energia e Recursos Hídricos, Mauro Arce, a assessora de comunicação do governador Cláudio Lembo, o ex-presidente da Nossa Caixa Valdery Frota de Albuquerque, o ex-gerente de marketing Jaime Castro Junior ¿ que apontou as irregularidades¿, sua sucessora, Marli Martins, o ex-diretor de infra-estrutura do banco, Odair Ziolli, o ex-assessor de comunicação do governo do estado Roger Ferreira, que foi exonerado, e o assessor de marketing do governo, Vito Delfino. A convocação sai hoje no ¿Diário Oficial¿.

A oposição aproveitou um cochilo do PSDB para fazer as convocações. Os tucanos pretendiam evitar quórum e conversavam fora da sala. Mas o presidente da comissão, Caudino Crespo (PFL), conseguiu quórum com a chegada de Edmir Chedid (PFL). Quando os tucanos entraram, as convocações já tinham sido votadas. A liderança do PT protocola hoje pedido de afastamento do presidente da Nossa Caixa.