Título: TUCANOS TENTAM REDUZIR O IMPACTO DOS NÚMEROS
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 10/04/2006, O País, p. 4

Aliados de Alckmin negam que denúncias sobre a Nossa Caixa tenham causado prejuízo

SÃO PAULO.Aliados do ex-governador Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB à Presidência da República, tentaram minimizar a importância de seu mau desempenho na pesquisa Datafolha. Para dirigentes do PSDB, a situação de Alckmin é natural nesse início de corrida sucessória, enquanto, segundo eles, o quadro ainda não está definido.

O vice-presidente nacional do PSDB, Alberto Goldman, afirmou que não afetaram a imagem do ex-governador as denúncias de que no governo de Alckmin houve direcionamento de verbas publicitárias do banco estadual Nossa Caixa para aliados na Assembléia Legislativa.

¿ Isso nem resvalou no governador, não há prova alguma ¿ disse Goldman, emendando com uma análise muito mais negativa sobre as denúncias que pesam contra o governo federal.

¿ Já no governo do Lula, as denúncias são muito pesadas. É o presidente da Caixa Econômica Federal envolvido em fraudes, é o ministro da Fazenda sendo acusado de vários crimes. Isto, sim, é que são crimes ¿ disse o deputado.

¿ Isso tudo ainda não abalou a figura pessoal do Lula porque temos uma sociedade muito estratificada. Os eleitores com menos informações, que dão sustentação ao governo Lula, não tiveram conhecimento dessas denúncias ¿ acrescentou.

Para o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Edson Aparecido, as denúncias contra Alckmin são ¿requentadas¿ e não tiveram qualquer reflexo sobre a candidatura do ex-governador:

¿ Essas denúncias da Nossa Caixa surgiram no ano passado. Isso (a queda nas pesquisas) é muito mais um reflexo da opinião do eleitor, que ainda procura informações sobre quem será seu candidato.

O ex-secretário de Ciência e Tecnologia João Carlos Meirelles, um dos coordenadores da campanha de Alckmin, afirma que não tem a intenção de minimizar as denúncias contra o ex-governador, mas não crê que isso tenha sido o motivo da queda nas pesquisas.

¿ Não há nada comprovado nessas denúncias, que estão muito partidarizadas. Elas estão sendo feitas pelo PT na Assembléia de São Paulo e fazem parte da disputa eleitoral. Não quero dourar a pílula, mas o Geraldo ainda não é conhecido no Brasil inteiro e o patamar de 20% no Datafolha é muito bom.