Título: Ânimos e opiniões diversos num cenário de incerteza
Autor: Vera Gonçalves
Fonte: O Globo, 11/04/2006, O Mundo, p. 40

ROMA. A capital italiana parecia viver um fim de festa com ressaca eleitoral. O prefeito Walter Veltroni ¿ um dos líderes mais amados da centro-esquerda ¿ comparou:

¿ Esta noite me lembra a das eleições de 1976, quando ainda existiam o Partido Comunista e a Democracia Cristã. Estávamos certos de que ganharíamos, mas votou todo mundo. Freiras, velhinhas, doentes levados pelos médicos, toda a reserva de votos da DC. E perdemos.

Já o clima nos ambientes da direita era bem mais animado. O ministro da Cultura, Rocco Buttiglione, comentou o empate das duas coligações:

¿ Há dois meses, todos diziam que estávamos perdidos, com 15, 17 pontos de diferença. Mas fizemos uma grande campanha eleitoral. Agora, tudo se decide por um punhado de votos. Melhor assim. É uma grande festa da democracia.

Confiante na vitória, outro ministro, Roberto Maroni, da pasta do Trabalho, disse que a primeira providência do novo governo seria abolir as pesquisas de de boca-de-urna, que ¿matam os políticos¿. E também fez uma comparação:

¿ A situação de empate é muito parecida com a da Flórida: com um voto a mais ou a menos, ganhamos ou perdemos.

Já o senador Antonio Di Pietro, ex-juiz da operação Mãos Limpas ¿ que liqüidou os velhos partidos italianos ¿ e hoje um dos líderes da União, de centro -esquerda, não teve dúvidas:

¿ Se for empate, temos que votar de novo.

Para Luigi Speranza, analista do banco BNP Paribas, o empate seria ¿o pior cenário para os mercados¿.

¿ Isto abriria um longo período de incerteza que poderia terminar com novas eleições, uma grande coalizão como na Alemanha, ou algum tipo de governo de tecnocratas. Mas depois da virulenta campanha eleitoral que acabamos de ver, é difícil imaginar como esses partidos poderiam governar juntos.

Já Ines Lopes, do banco Goldman Sachs, comentou que um Parlamento dividido ¿seria muito negativo para reformas tão necessárias na Itália e seria ruim para as perspectivas de consolidação fiscal¿.

Chofer de táxi romano, Giovanni Calamante arriscou:

¿ Aposto que esse pareggio (empate) vai dar azar na Copa do Mundo. (V.G.A.)