Título: EMPRESA ACUSA BR DE SER INFLEXÍVEL
Autor: Geralda Doca e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 13/04/2006, Economia, p. 24

Segundo presidente da Varig, resistência da estatal é principal entrave

O presidente da Varig, Marcelo Bottini, disse ontem que a resistência da BR Distribuidora em conceder prazo para que a empresa pague dívidas correntes é hoje o principal entrave para que a companhia ganhe tempo até ter fluxo de caixa suficiente para honrar seus compromissos. Segundo Bottini, o plano de recuperação judicial já previa queda no fluxo de caixa no primeiro trimestre deste ano.

- No plano de recuperação aprovado, era sabido pelos credores que a Varig atravessaria um momento difícil no primeiro trimestre e que necessitaríamos de um aporte financeiro para fazer frente a isso. Este investimento não veio e a criação do fundo de investimentos e participações previsto na recuperação para captar investidores só entrará em funcionamento entre julho e agosto. A Varig não está pedindo dinheiro e sim colaboração e condições comerciais - disse Bottini

Segundo ele, a Alvarez de Marsal foi contratada para cuidar de um plano emergencial junto aos credores, com o objetivo de ganhar praz. Deste plano, fazem parte os empregados, empresas de leasing, Infraero e BR Distribuidora.

Segundo Luiz de Lucio, executivo da Alvarez e Marsal, a no que diz respeito aos empregados, a redução de pessoal de 2.900 a 3.000 e também de salários está bem encaminhada com os empregados.

As empresas de leasing , diz ele, estão reconhecendo a necessidade da Varig e estão mais flexíveis. Quanto à Infraero, de Lucio afirma que há uma disposição para achar soluções. De acordo com Bottini, a empresa paga, por mês, US$4 milhões à Infraero e a proposta é não recolher as taxas aeroportuárias por cinco meses:

- A BR é a negociação mais difícil e o plano emergencial para existir requer a participação de todos. Não estamos pedindo nada além de um acordo comercial e assuma o que votou no plano de recuperação judicial. Este acordo daria fôlego para gerar caixa.Hoje o pagamento é diário de US$2,2 milhões antecipadamente. A BR já deu três meses quando precisava da Varig. Estamos pedindo 90 dias para pagar.

BOTTINI DIZ QUE CRISE NÃO AMEAÇA CAMPEONATO BRASILEIRO E COPA DO MUNDO, na página 38