Título: MINORIA QUE TENTA SE IMPOR AOS BRITÂNICOS
Autor: Fernando Duarte
Fonte: O Globo, 23/04/2006, O Mundo, p. 39

Comunidade de latino-americanos já tem organização

LONDRES. Nos primeiros meses de 2006, o número de brasileiros enviados de volta ao país pela IMO chegou a 77. O sistema é vantajoso para o governo britânico em termos financeiros, pois o custo médio para cada brasileiro repatriado voluntariamente é de cerca de US$2 mil, bem menos que a conta média de uma deportação.

Diferentemente dos Estados Unidos, onde a chamada comunidade hispânica é maioria entre os imigrantes, no Reino Unido estima-se que haja 600 mil imigrantes de origem latina, número que corresponde a apenas 1% da população britânica e que reduz seu poder de barganha política.

Em busca de anistia e reconhecimento étnico

Ainda assim, organizações como a Frente Latina fazem lobby junto ao governo britânico em questões como a anistia de imigrantes ilegais que estejam no Reino Unido há pelo menos cinco anos.

¿ Somos uma comunidade pequena e relativamente nova para os britânicos. Nossa luta é bem diferente da que é empreendida pelos imigrantes latinos nos EUA, mas a situação não vai mudar se ficarmos de braços cruzados ¿ afirma a colombiana Gloria Perez-Canal, uma das diretores da Frente Latina. (F.D.)