Título: GOVERNO CHINÊS AFIRMA QUE DEIXARÁ SUA MOEDA FLUTUAR MAIS LIVREMENTE
Autor: Gilberto Scofield Jr.
Fonte: O Globo, 24/04/2006, Economia, p. 17

Decisão foi tomada após críticas do G-7 e de autoridades americanas

PEQUIM. O presidente do Banco Popular da China (o banco central do país), Zhou Xiaochuan, afirmou ontem que o governo de Pequim está tomando medidas para deixar o yuan flutuar mais livremente. Ele disse ainda que o atual superávit da balança comercial da China com o mundo ¿ o saldo em 2005 chegou ao valor recorde de US$102 bilhões ¿ será reduzido.

A declaração de Zhou ocorreu um dia depois que o G-7 (grupo dos sete países mais ricos do mundo) criticou a China e outros países asiáticos que mantêm suas moedas artificialmente desvalorizadas para tornar suas exportações mais competitivas.

¿A China está adotando medidas adicionais para expandir sua demanda doméstica, encorajar o consumo, abrir outros mercados, melhorar o regime de câmbio e reestruturar o comércio¿, disse Zhou numa declaração divulgada pelo Banco Popular. Mas o presidente da instituição afirmou que a China não tem pressa de mudar suas políticas econômicas e pediu aos países ricos compreensão:

¿ Cada país possui o direito de escolher o sistema cambial que seja mais consistente com seu próprio processo de desenvolvimento econômico.

As autoridades econômicas americanas ficaram frustradas com a falta de resultado prático das pressões feitas pelo presidente dos EUA, George W. Bush, sobre o presidente da China, Hu Jintao, durante a visita do dirigente asiático a Washington, na semana passada. Apesar de a questão cambial ter sido o principal ponto discutido e de Bush ter pedido mais rapidez na valorização do yuan, Hu Jintao afirmou que a China continuará a fazer os ajustes no ritmo que considera adequado.