Título: CESAR ALERTA GOVERNO FEDERAL SOBRE TUMULTOS
Autor: Tais Mendes e Mirelle de França
Fonte: O Globo, 03/05/2006, O País, p. 4

Prefeito afirma que protestos seriam organizados pelo PMDB; Secretaria diz que agirá com rigor

O Ministério da Justiça recebeu um fax do prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), alertando para a possibilidade de tumultos no Centro da cidade orquestrados pelo PMDB e que contariam com a passividade da Polícia Militar. O ministério informou, por meio de sua assessoria, que acompanhará com atenção as ações no Rio.

¿ O que um deputado do PMDB me informou é que a mobilização seria crescente até tumultuar o Centro da cidade permanentemente ¿ informou o prefeito.

Segundo o ministério, o governo federal só atuará na área de segurança no Rio se houver pedido formal do governo do estado.

No fax, Cesar Maia informa que a situação pode se tornar ¿extremamente grave e o Ministério da Justiça deve se preparar para agir em substituição às forças da ordem, se elas não cumprirem as suas funções por orientação das autoridades estaduais¿. O prefeito disse ainda que não mobilizará o efetivo da Guarda Municipal porque a instituição ¿não tem preparo para desordem pública¿.

Secretaria de Segurança contesta informações

A Secretaria de Segurança Pública informou em nota que as informações são improcedentes e que a polícia está preparada para garantir a ordem, sem a necessidade de reforço externo. A secretaria informou também que tratará as manifestações com máximo rigor ¿quando ultrapassarem os limites da lei¿. Ontem, no confronto em frente à sede do PMDB, um manifestante foi autuado por agressão e dois policiais civis submetidos a sindicância sumária.