Título: LULA DESCANSA EM FAZENDA DE MINISTRO ANTES DE VIAJAR PARA VIENA
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 06/05/2006, O País, p. 13

Presidente ficará na propriedade de Walfrido Mares Guia

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a fazenda do ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, para aliviar a tensão desta semana, marcada pela crise provocada pela nacionalização das reservas de gás da Bolívia, onde a Petrobras tem investimentos pesados. Acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, Lula deve ficar na fazenda, no município de Santo Antônio do Leite, interior de Minas Gerais, até domingo. Mas na segunda-feira já estará de volta a Brasília para retomar a agenda de pré-candidato no Palácio do Planalto.

Lula vai lançar oficialmente, em solenidade e com direito a discursos, medidas para a área trabalhista e sobre medicamentos já divulgadas pelo governo. Isso antes de seguir para Viena, quarta-feira à noite, onde participará da reunião de cúpula União Européia e países da América Latina e Caribe.

O pacote trabalhista, amplamente divulgado pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, será anunciado segunda-feira em ato nos salões do Planalto com a presença de sindicalistas, parlamentares e autoridades. Mas trata-se, ainda, da assinatura de projetos de lei que serão encaminhados para o Congresso. Ou seja, sem efeito prático a curto e médio prazos.

Projeto regulamenta cooperativas de trabalho

O primeiro projeto regulamenta as cooperativas de trabalho, estabelecendo regras de funcionamento dessas entidades para dar segurança jurídica, estimular a legalização das já existentes e evitar a sua utilização para burlar as leis trabalhistas. O projeto cria o programa nacional de fomento às cooperativas de trabalho, utilizando recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para iniciativas nas áreas de crédito, recursos humanos e apoio técnico.

Atendendo a reivindicações dos sindicalistas, o governo também vai criar o Conselho Nacional de Relações de Trabalho, que terá representantes dos trabalhadores, do governo e dos empresários para dirimir conflitos trabalhistas. Outra medida é o reconhecimento das centrais sindicais como representantes legais dos trabalhadores. Hoje, somente os sindicatos têm legalmente essa função.

Na quarta-feira, o presidente ¿ que em outra solenidade no Planalto já estendeu o programa Farmácia Popular para a rede privada ¿ assinará agora o projeto que obriga a produção e a venda fracionada de remédios, barateando o custo dos medicamentos, pois o consumidor poderá comprar o volume prescrito pelo médico.

Seis meses para laboratórios se adaptarem

Os laboratórios terão seis meses para se adaptar à lei, depois que ela for aprovada. No mesmo dia, Lula assinará um decreto autorizando as drogarias a venderem remédio fracionado. Hoje 26 tipos de remédios são vendidos de forma fracionada, mas somente em farmácias.

A viagem à Áustria é uma das últimas de Lula ao exterior neste primeiro semestre. Depois da ida a Viena, a única prevista até julho, quando esquenta a campanha eleitoral, é uma viagem na qual Lula participará como convidado da Reunião de Cúpula do G-8 ¿ partidos mais ricos do mundo mais a Rússia, prevista para 14 de julho.

Entre as viagens a Viena e Moscou, Lula manterá sua extensa agenda de viagens pelo país. Nos primeiros quatro meses deste ano, de janeiro a abril, Lula fez 24 viagens pelo país ¿ oito a mais do que no mesmo período do ano passado. A partir de julho a agenda será mais intensa ainda, com Lula já candidato oficial à reeleição.