Título: PT ESCOLHE HOJE O ADVERSÁRIO DE SERRA EM SP
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 07/05/2006, O País, p. 9

Mercadante e Marta disputam chance de concorrer ao governo paulista, que tem tucano como favorito nas pesquisas

SÃO PAULO. O PT de São Paulo escolherá hoje o candidato do partido que vai enfrentar na disputa pelo governo do estado o tucano José Serra, hoje favorito na pesquisas para ganhar no primeiro turno. De um lado o senador Aloizio Mercadante, que diz contar com o apoio da cúpula partidária e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Do outro, a ex-prefeita Marta Suplicy, que aposta todas as suas fichas no bom desempenho nas pesquisas eleitorais e na ampla vantagem entre os petistas da capital paulista.

¿ Quem vai ganhar? Essa pergunta nem Deus sabe responder ¿ resumiu o presidente do diretório estadual do PT, Paulo Frateschi.

Embora ninguém arrisque palpites, uma coisa é certa: o quórum pode ser decisivo no resultado da prévia. Pelos cálculos petistas, Mercadante tem ampla vantagem no interior, enquanto Marta é a favorita na capital. Por isso, na reta final, os dois pré-candidatos concentram esforços para garantir o maior número de eleitores em suas áreas de influência.

Correligionários ligam para filiados do partido

Desde sexta-feira, partidários de Marta e Mercadante estão pendurados no telefone, ligando diretamente para os 197 mil filiados do PT no estado. Mais agressivo, o grupo de Marta está desde a semana passada visitando pessoalmente os filiados da capital em suas casas.

¿ O esforço dos meus correligionários é aumentar o índice de votação na capital, onde temos uma proporção muito grande. Para a minha candidatura certamente isso pode ser decisivo. Por isso queremos levar o maior número possível de gente para votar na capital ¿ disse a ex-prefeita paulistana.

Para alguns petistas, trata-se da reedição dos ¿moranguinhos¿ ¿ como ficaram conhecidos os cabos eleitorais pagos pelo PT na campanha de 2004.

Outro ponto decisivo é o desempenho dos pré-candidatos na Grande São Paulo. Marta tinha grande vantagem na região, mas a situação se equilibrou com a entrada de João Paulo Cunha na campanha de Mercadante, depois de o ex-presidente da Câmara ter escapado da cassação por envolvimento com o mensalão.

Em conversas reservadas, integrantes da cúpula petista não escondem a preferência por Mercadante. Para o PT, Marta perdeu a eleição para a prefeitura em 2004 por ter sido personalista, mal assessorada por seu grupo político e refratária às tentativas de intervenção da direção nacional. O histórico causa temor de que Marta possa provocar marolas que atinjam a campanha presidencial. Além disso, Lula teria ficado irritado com declarações de Marta, que creditou a derrota em 2004 ao governo federal.

¿ Mercadante é um homem mais de partido ¿ disse um dirigente.

Por outro lado, a ex-prefeita está mais bem colocada nas pesquisas. Segundo o Ibope, ela teria 18% dos votos contra 47% de José Serra (PSDB), enquanto Mercadante ficaria com apenas 8%, contra 50% do tucano.

Outro fator que pesa a favor da ex-prefeita é a grande influência de alguns de seus apoiadores, como o terceiro vice-presidente do PT, Jilmar Tatto, sobre setores da militância da capital.

Mercadante rebate o resultado do Ibope alegando que tem menos rejeição (31% de Marta e 11% do senador). E enumera os apoios internos recebidos: 56 dos 57 prefeitos, 10 dos 16 deputados federais, 12 dos 22 deputados estaduais, 380 dos 471 vereadores, 472 dos 609 presidentes de diretórios municipais além de 95% dos sindicalistas ligados ao PT.

Pesquisa daria vantagem de 10% a senador

Na semana passada, o senador divulgou uma pesquisa do Instituto Opinião, segundo a qual teria uma vantagem de 10% sobre Marta na prévia.

A votação vai das 9h às 17h em 524 dos 645 municípios paulistas. Para evitar a manipulação financeira dos filiados, a direção estadual do PT fechou um acordo com os pré-candidatos que libera os petistas da obrigação de estarem com as contribuições anuais ao partido em dia para votar. Denúncias de pagamento irregular das contribuições permearam o PED do ano passado.

O transporte de eleitores poderá ser feito somente pelas instâncias partidárias. Mas os próprios petistas admitem que será impossível controlar.

¿ Na prática isso deve acontecer, mas não acredito que alguém vá criar obstáculos. Senão teríamos que impugnar a eleição inteira ¿ disse Jilmar Tatto.

www.oglobo.com.br/pais