Título: PARA MERCADANTE, DENÚNCIAS SÃO REQUENTADAS
Autor: Aguinaldo Novo
Fonte: O Globo, 08/05/2006, O País, p. 4

Senador diz que esquema de Marcos Valério já foi investigado e que governo é transparente

SÃO PAULO. Citado nas novas denúncias feitas pelo ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira, o senador Aloizio Mercadante afirmou ontem que não tinha conhecimento do esquema montado pelo empresário Marcos Valério e o PT e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não permitiria o desvio de recursos públicos. Na entrevista ao GLOBO, Silvio disse que, apesar do seu cargo, não tinha autonomia nas decisões do partido ¿ sempre tomadas por Lula, Mercadante, José Genoino (ex-presidente nacional do PT) e pelo ex-ministro e ex-deputado federal José Dirceu.

¿ Jamais soube desse esquema do Marcos Valério. E naquelas operações em que há indícios de que atos ilícitos foram tentados, o governo agiu com rigor para proteger o interesse público. É nesse governo que acredito, e vamos continuar trabalhando na direção do interesse público ¿ disse ele, pouco antes de votar na prévia que disputa com Marta Suplicy para a escolha do candidato do PT ao governo de São Paulo.

Sobre o esquema de arrecadação, o senador afirmou anteontem:

¿ Algumas pessoas podem até ter tido essa intenção, mas isso não prosperou, está provado ¿ disse, acrescentando que Lula jamais soube do fato e que, se soubesse, não aprovaria.

Mercadante disse ter estranhado o fato de as denúncias de Silvio Pereira terem vindo à tona neste momento:

¿ Não tenho contato com ele há muito tempo, e não tenho a menor idéia por que resolveu falar às vésperas das prévias, num momento importante para o partido, em que o presidente Lula lidera todas as pesquisas, e que o governo está numa posição tão boa, com tantas realizações relevantes. Silvio teve tantas oportunidades para revelar o que sabia, não entendo a razão que o levou a fazer isso agora. Não sei qual é exatamente sua motivação.

O senador petista chamou as novas denúncias de requentadas e disse não ter visto fato novo relevante.

¿ Essa pauta está presente há um ano, parte do que está sendo discutido agora é requentado de outros episódios que já foram investigados e apurados pela CPI. Não vejo nenhum fato novo relevante ¿ afirmou ele.

Senador: ¿governo Lula apura tudo e é transparente¿

Mercadante rechaçou a possibilidade de as novas denúncias levarem a um pedido de impeachment de Lula.

¿ Essa idéia vem de setores com pouca responsabilidade democrática, precipitados nas atitudes, sem nenhum amparo da sociedade e nos fatos. Lula não sabia de nada disso e todas as atitudes do governo foram para impedir qualquer fraude em relação ao Tesouro Nacional ¿ disse.

Embora tenha dito que as declarações de Silvio devam ser investigadas, Mercadante afirmou que o governo Lula ¿apura tudo e é transparente¿. Na seqüência, acrescentou que isso não aconteceria em outros governos, lembrando o esforço do ex-governador Geraldo Alckmin ¿ candidato do PSDB à sucessão de Lula ¿ para evitar a criação de CPIs na Assembléia paulista.

Sobre a afirmação de que ele se reuniria com empresários, supostamente para negociar o repasse de verbas de campanhas, Mercadante disse que encontros com empresários e trabalhadores fazem parte da vida pública.

¿ O que nunca ocorreu nessas reuniões foram práticas ilícitas ¿ respondeu ele.

Mercadante faz críticas a Delúbio Soares

Sem citar nomes, Mercadante também fez críticas ao ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, outro acusado de participar do esquema montado por Valério.

¿ A forma como foram administradas as finanças do partido depois de 2002 prejudicou decisivamente uma história muito bonita de luta pela ética e pela transparência que o partido construiu. São erros muito graves. O PT não poderia ter permitido que isso acontecesse ¿ afirmou. (Aguinaldo Novo)